Experiência pedagógica com jogos indígenas em aulas de educação física de uma escola pública do estado de Mato Grosso
Resumo
Este estudo tem como objetivo descrever uma experiência pedagógica com alunos do ensino fundamental de uma escola do interior de Mato Grosso, na disciplina de Educação Física. Nas aulas desta disciplina, o desempenho e a participação dos alunos são percebidos muitas vezes conforme suas características biológicas,
sendo desconsideradas suas diferenças culturais. Como metodologia foi realizada revisão de literatura baseada em autores que discutem a interculturalidade, a Educação Física escolar e a temática indígena. Esta experiência pedagógica levou os educandos a adotarem atitudes de compreensão e respeito à cultura de diferentes povos e a ampliarem seu acervo de vivências corporais.
This study aimed to describe an experience with teaching elementary students in a public school in the interior of Mato Grosso, in the discipline of physical education. In physical education classes, the performance and participation of students are often perceived as their biological characteristics, being disregarded their cultural differences. As methodology literature review was performed
based on authors who discuss interculturality, the physical education and indigenous thematic. This indigenous experience leading the students to adopt attitudes of understanding and respect for the culture of different peoples, and to expand its collection of bodily experiences.
Este estudio tiene como objetivo describir una experiencia docente con alumnos de primaria en una escuela en el interior de Mato Grosso, en la disciplina de la educación física. En las clases de educación física, el rendimiento y la participación de los estudiantes a menudo se perciben como características biológicas, en que son desconsideradas las diferencias culturales. Como
metodología fue realizada revisión de literatura basada en autores que discuten la interculturalid, Educación Física Escolar y cuestiones indígenas. Esta experiencia docente llevó a los estudiantes a adoptar actitudes de comprensión y respeto por la cultura de los diferentes pueblos y ampliar su colección de experiencias del cuerpo.