A educação física cultural na escola: tematizando os diferentes discursos do Muay Thai

Autores

  • Nyna Taylor Gomes Escudero FEUSP
  • Jorge Luiz de Oliveira Junior FEUSP

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido nas aulas de Educação Física de uma escola municipal de ensino fundamental de São Paulo e fundamentou-se nos pressupostos do currículo cultural do componente. A escolha pela prática corporal Muay Thai considerou os seguintes aspectos: a possibilidade de diálogo com o Projeto Político Pedagógico da escola; o ineditismo do tema para essa turma e a identificação de alguns alunos como praticantes dessa modalidade. Diversas situações didáticas foram propostas aos alunos (vivências, leitura de textos, assistência a vídeos e discussões coletivas), a fim de ampliar e aprofundar os conhecimentos relativos
ao Muay Thai. Ao final, foi possível perceber a apropriação dos alunos acerca dos gestos e artefatos dessa luta, a compreensão dos diferentes discursos que o produzem e sua ocorrência na região de São Miguel Paulista.

 

 

This work was made based on the Physical Education classes in a public school of the City of São Paulo and it was also based on the cultural curriculum of the subject. Muay Thai was chosen because of the following reasons: the possibility
of a dialogue with the Political Pedagogical Project; the originality of this theme for the class and the identification of some students as people who practice the modality. Many situations were proposed to the students (to practice the sport, toread texts about it, to watch videos and to make discussions about the theme), in order to enhance and deepen their knowledge about Muay Thai. At the end, it was possible to notice that the students were able to assimilate the gests and artifacts used on this sport, to comprehend the different speeches that are responsible for it and its occurency in the area of São Miguel Paulista.

 

 

Este trabajo fue desarrollado en las clases de Educación Física de una escuela primaria municipal en Sao Paulo y se basa en los supuestos del componente cultural del programa. La elección de la práctica corporal Muay Thai considerado: la posibilidad de diálogo con ló Proyecto Político Pedagógico de la escuela, la novedad del tema para esta clase y la identificación de algunos
estudiantes como practicantes de esta modalidad. Varias situaciones se propusieron (experiencias, lectura de textos, videos y discusiones de grupo) con el fin de ampliar y profundizar el conocimiento acerca de Muay Thai. Al final
vimos a los estudiantes acerca de la apropiación de los gestos y los artefactos, la comprensión de los diferentes discursos que producen y su ocurrencia en el São Miguel Paulista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nyna Taylor Gomes Escudero, FEUSP

Mestre em Educação pela FEUSP. Docente de Educação Física efetiva da rede municipal de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisas em
Educação Física Escolar (FEUSP).  

Jorge Luiz de Oliveira Junior, FEUSP

Mestrando em Educação pela FEUSP. Professor de Educação Física efetivo da rede municipal e estadual de São Paulo; Membro do Grupo de
Pesquisas em Educação Física escolar (FEUSP).  

Downloads

Publicado

2015-04-14