O Trabalho docente na Educação de Jovens e Adulto s na Amazônia paraense: A Educação Física em questão
Resumo
O estudo integra uma pesquisa do curso de doutorado em Educação na Amazônia Paraense, que versa sobre o trabalho docente em Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Objetiva analisar o trabalho do docente em Educação Física na Educação de Jovens e Adultos da Amazônia Paraense. Fundamenta-se na pesquisa qualitativa com a utilização de entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa são duas docentes de educação física atuantes na rede estadual de ensino de Belém, que resistem às condições
objetivas da realidade da escola pública na Amazônia Paraense e que atuam na formação de jovens e adultos no cotidiano noturno da escola. Esta investigação problematiza a função social da Educação Física enquanto componente curricular obrigatório da Educação Básica, especialmente para a formação humana de jovens e adultos; pauta ainda o debate sobre o trabalho docente, seus desafios, controvérsias, (in) visibilidades e aproximações a partir das realidades dos sujeitos entrevistados. Conclui-se que a intensificação e precarização do trabalho docente em Educação Física na EJA são binômios muitos presentes nas falas das docentes que participaram dessa fase de investigação, que se aliam às condições precárias para realizar as práticas educativas a partir das especificidades existentes na Educação Física na EJA.
The study includes a survey of the doctoral program in Education Para in the Amazon, which is about the teaching work in Physical Education in Education for Youth and Adults (EJA). It aims to analyze the work of teaching in Physical Education in Youth and Adults Amazon Pará. Is based on qualitative research using semi-structured interviews. The subjects are two teachers of active physical education in state schools of Bethlehem, who resist the objective
conditions of the reality of public school in the Amazon and Pará working on developing youth and adults in night school everyday. This research discusses the social function of the Physical Education curriculum as an obligatory
component of basic education, especially for the human formation of youth and adults; agenda still debate about the teaching profession, its challenges, controversies, (in) visibilities and approaches from the realities of the interviewees. We conclude that the intensification and casualization of teaching in Physical Education EJA are many dichotomies present in the speech of teachers who participated in this phase of research, which are allied to the precarious conditions to accomplish the educational practices from existing specificities in Physical Education the EJA.
El estudio incluye una encuesta del programa de doctorado en Educación de Pará, en la Amazonia, que es acerca de la labor docente en Educación
Física en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Su objetivo es analizar el trabajo de la enseñanza en Educación Física de Jóvenes y Adultos de Pará
Amazon. Se basa en la investigación cualitativa a través de entrevistas semi-estructuradas. Los sujetos son dos profesores de educación física activa en las escuelas públicas de Belén, que se resisten a las condiciones objetivas de la realidad de la escuela pública en el Amazonas y Pará trabajando en el desarrollo de los jóvenes y adultos en la escuela nocturna todos los dias. Esta investigación analiza la función social del plan de estudios de Educación Física como un componente obligatorio de la educación básica, especialmente para la formación humana de la juventud y los adultos; agenda todavía debate acerca de la
profesión docente, sus desafíos, controversias, (in) visibilidad y acerca de las realidades de los entrevistados. Llegamos a la conclusión de que la intensificación y precarización de la enseñanza en Educación Física EJA muchas dicotomías presentes en el discurso de los profesores que participaron en esta fase de la investigación, que se alió a las precarias condiciones para llevar a
cabo las prácticas educativas de las especificidades existentes en Educación Física la EJA.