Compartilhando a Análise de Práticas Pedagógicas na Educação Física: Perspectivas Colaborativas
Resumo
Neste artigo, detalhamos dois momentos de um processo de “análise de práticas” realizada em ateliers com professores de diversas nacionalidades. A colaboração entre os participantes ocorreu no âmbito da disciplina Analyse de pratiques pédagogiques, oferecida no programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Montréal, Canadá. Nosso foco recaiu nos excertos em vídeo compartilhados por um professor brasileiro de Educação Física com uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada no extremo da zona leste da cidade de São Paulo. O professor abordou questões consideradas desafiadoras na própria trajetória docente. A análise culminou na elaboração coletiva de premissas e argumentos práticos, segundo o referencial de Fenstermacher e Richardson (1994), que foi previamente discutido com os participantes.
In this article we detail two moments of a process of “analysis of practices” held in workshops with teachers from different nationalities. Collaboration among participants occurred within the discipline of Analyse de pratiques pédagogiques offered in the Graduate program of the Faculty of Education at the University
of Montreal, Canada. Our focus was on the video excerpts shared by a Brazilian Physical Education teacher registering his work with a 4th grade class in a public elementary school located in the extreme east of the city of São Paulo. The
teacher addressed issues considered challenging in his own teaching career. The analysis resulted in collective elaboration of assumptions and practical arguments, according to the reference by Fenstermacher and Richardson (1994), which was previously discussed with the participants.
En este artículo se detallan dos momentos de un proceso de “análisis de las prácticas” llevado a cabo en oficinas con profesores de distintas nacionalidades. La colaboración entre los participantes se produjo dentro de la disciplina de Analyse de pratiques pédagogiques en el programa de Pos-Grado de la Facultad de Educación de la Universidad de Montreal, Canadá. Nuestra atención se centró en vídeos compartidos por un profesor de Educación Física brasileño con una clase de cuarto grado de primaria en una escuela pública ubicada en el extremo este de la ciudad de São Paulo. El maestro se dirigió a cuestiones consideradas desafiantes en su propia carrera docente. El análisis dio lugar a la elaboración colectiva de los supuestos y argumentos prácticos, de acuerdo con la referencia de Fenstermacher y Richardson (1994), que se discutió previamente con los participantes.