A Epistemologia da Prática e a Sistematização de Saberes Docentes na Educação Física: A Perspectiva de um Grupo Autônomo de “Professores-Pesquisadores”
Resumo
Este artigo tem como objetivo apontar alguns subsídios de uma proposta de sistematização de saberes de acordo com a perspectiva de professores de Educação Física que trabalham em escolas públicas e privadas na região metropolitana de São Paulo e que pesquisam problemáticas de suas próprias práticas pedagógicas. O texto se ampara em revisão bibliográfica e critérios qualitativos de análise, estruturando-se em três partes: o processo histórico da EF brasileira à luz dos saberes docentes, a noção de epistemologia da prática na centralidade do campo sobre os saberes docentes e os pressupostos da sistematização de saberes por
professores de EF que pesquisam a sua própria prática. Consideramos que há indícios de que as preocupações dos professores são cooptadas no meio acadêmico.
This article aims to point out some assumptions from a proposal of knowledge systematization according to the perspective of Physical Education teachers who work in public and private schools in the metropolitan region of São Paulo and that have been researching issues of their own teaching practices. The text is supported by a literature review and qualitative analysis criteria, structured
in three parts: the historical process of Brazilian Physical Education from the teaching knowledge standpoint, the notion of epistemology of practice and its centrality in the field of teaching knowledge, and the assumptions of knowledge
systematization by Physical Education teachers researching their own practice. We consider that there is some sort of clue that teachers’ concerns are co-opted in academia.
En este artículo se pretende señalar algunos trazos de una propuesta de sistematización del conocimiento de acuerdo a la perspectiva de los profesores de Educación Física que trabajan en las escuelas públicas y privadas de
la región metropolitana de São Paulo y hacen la investigación de temas de su propia práctica docente. El texto sí apoya con revisión de la literatura y los criterios de análisis cualitativo, estructurado en tres partes: el proceso histórico
de la Educación Física en Brasil basado en los conocimientos docentes, la noción de la epistemología de la práctica en la centralidad del campo cerca del conocimiento docente y los supuestos de sistematización de conocimiento de
los profesores de Educación Física que investigan su propia práctica. Consideramos que hay trazos de que las preocupaciones de los docentes són
cooptadas en el mundo académico.