Pedagogia histórico-crítica, cultura corporal, saúde e atividade física: aspectos teóricos e metodológicos para o ensino médio

Autores

  • Graziany Penna Dias IF Sudeste MG
  • Miguel Fabiano de Faria IF Sudeste MG

Resumo

O presente artigo tem por intenção apresentar uma unidade de ensino realizada em turmas do ensino médio, considerando a perspectiva metodológica da cultura corporal, que tem como referência teórica a pedagogia histórico-crítica. Nessa perspectiva, foi desenvolvido um conjunto de aulas que pudessem tematizar a questão da atividade física, saúde e as influências da indústria cultural, que impõe, por meio do culto exagerado ao corpo (“corpolatria”), formas de consumo que vão desde produtos e equipamentos até a um estilo de vida dito saudável. Nesse sentido, foi possível realizar um contraponto com a perspectiva da corporeidade. 

 

 

This article is intended to present a teaching unit held in high school classes, considering the methodological perspective of body culture, which is the theoretical framework historicalcritical pedagogy. In this perspective, we
developed a set of classes that could explore the question of physical activity, health and the influences of the culture industry, imposing, through the exaggerated cult of the body (“corpolatria”), forms ranging from consumer
products and equipment to a healthy life said. Thus, it was possible to perform a counterpoint to the perspective of embodiment.

 

 

Este artículo tiene la intención de presentar una unidad didáctica que tuvo lugar en las clases de secundaria, teniendo en cuenta la perspectiva metodológica de la cultura del cuerpo, que es el marco teórico pedagogía histórico-crítico. En esta perspectiva, hemos desarrollado un conjunto de clases que podría explorar la cuestión de la actividad física, la salud y la influencia de la industria cultural, imposición, a través del culto exagerado del cuerpo (“corpolatria”), formas que van desde productos de consumo y equipo para una vida saludable, dijo. Por lo tanto, era posible realizar un contrapunto a la perspectiva de la realización.

 

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Biografia do Autor

Graziany Penna Dias, IF Sudeste MG

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e licenciado em Educação Física (UFJF). Membro do Coletivo de Estudos
de Política Educacional/UFJF e Grupo de Estudos do Trabalho, Educação Física e Materialismo Histórico – GETEMHI. Professor efetivo do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais/Câmpus Juiz de Fora. 

Miguel Fabiano de Faria, IF Sudeste MG

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e licenciado em Educação Física (UFJF). Membro do Grupo de Estudos
do Trabalho, Educação Física e Materialismo Histórico – GETEMHI. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Sudeste de Minas Gerais/Câmpus Juiz de Fora. 

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Publicado

2015-04-14