A NATUREZA DA REFLEXIVIDADE DO PROFESSOR: DELINEANDO UMA PROPOSTA SOBRE O PROFESSOR REFLEXIVO
Resumo
A ideia de professor reflexivo, enquanto um paradigma do pensamento moderno, está presente no campo da formação do professor e implica, entre outros, na dicotomia pensamento-ação. A reflexividade do professor, nesse caso, consiste numa tentativa de levar diferentes sujeitos sociais a se tornarem semelhantes dentro de uma ordem pública que prevê a igualdade entre esses sujeitos. Tal fato pode estar gerando um processo de reflexividade que impele os professores a encontrem sentidos universais sobre o aprendizado dos alunos, tornando perene o processo de exclusão escolar (FREITAS, 2004). Neste contexto, resultado de um estudo teórico, este texto aborda a ideia de professor reflexivo tendo como base o argumento de ALVES (2003) de que a reflexividade é autoconfrontação ou espelhamento de si. Este pode ser um dos elementos que auxiliem o campo de formação do professorado a privilegiar a percepção do aluno enquanto sujeito de conhecimento em bases mais inclusivas favorecendo, assim, a busca de meios que o levem a aprender na escola.
The idea of reflective teacher as a paradigm of modernity is present in the field of teacher training and involves, among others, the thought - action dichotomy. Teacher’s reflexivity, then, is an attempt to bring different social subjects become similar within a public policy that provides equality between these subjects. This fact may be generating a process of reflexivity that pushes teachers to find universal meanings about student’s learning, the process of becoming recurrent school exclusion (Freitas, 2004). In this context, this theoretical study, intended to discuss the idea of reflective teacher based on the argument of ALVES (2003) that reflexivity is self-confrontation or mirroring itself. This can be one of the elements that help the field of
teacher training focuses on the perception of the student as a subject of knowledge bases a more inclusive practice of reflectivity among teachers, thus favouring the search for ways that lead to better ways of learning in school.
La idea del profesor reflexivo como paradigma de la modernidad está presente en el campo de la formación de profesores e implica, entre otros, la dicotomía el pensamiento - acción. Reflexividad del Maestro, entonces, es un intento de reunir a diferentes sujetos sociales se convierten similar dentro de una ordem pública que preve la igualdad entre estos. Este hecho puede estar generando un proceso de reflexividad que empuja a los maestros para encontrar significados universales sobre el aprendizaje del estudiante. En este contexto, este estudio teórico, la intención de discutir la idea de profesor reflexivo basado en el argumento de ALVES ( 2003 ) que la reflexividad es autoconfrontación o reflejar en sí. Este puede ser uno de los elementos que ayudan a que el ámbito de la formación docente se centra en la percepción del alumno como sujeto conocimiento, lo que favorece la búsqueda de caminos que conduzcan a mejores maneras de aprender en escuela.