O ENSINO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL USANDO A WEBQUEST “VIAJANDO NAS OBRAS DE ARTE”

Autores

  • Acácia Aparecida Pinto Bedim UFJF/C.A,João XXIII
  • Monica Fürkotter UNESP

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi investigar as contribuições da webquest “Viajando nas obras de arte” no ensino de formas geométricas para crianças do 2º. ano do Ensino Fundamental. O desenvolvimento da webquest e a análise dos dados coletados estão fundamentados em princípios do ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos e em abordagens de uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação. Os sujeitos foram 12 alunos do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora, na faixa etária de 6 a 8 anos. O ponto de partida foram os conhecimentos prévios dos alunos. Os dados foram coletados por meio de observações, produções dos alunos, fotos e vídeos e revelaram que, sozinha, a webquest não propiciou que as crianças vivenciassem os quatro processos do desenvolvimento geométrico, a saber, percepção, construção, representação e concepção. Para que isso ocorresse, foi necessário aliar a webquest a outras atividades a partir das quais eles pudessem, além da visita aos sites, criar, produzir e/ou reproduzir objetos geométricos, utilizando prioritariamente o computador. 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Acácia Aparecida Pinto Bedim, UFJF/C.A,João XXIII

Mestre em Educação pela FCT/UNESP/Campus de Presidente Prudente. Professora dos anos iniciais do C. A. João XXIII/UFJF. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (GREPEM), da UFJF. .

Monica Fürkotter, UNESP

Doutora em Ciências (Matemática) pelo ICMC/USP/Campus de São Carlos. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/ Unesp/Campus de Presidente Prudente. Membro do Grupo de Pesquisa “Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores” (GPEA).

Downloads

Publicado

2014-12-11

Edição

Seção

Artigos