CENTRO DE CIÊNCIAS & FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Vania Fernandes Silva UFJF/C.A,João XXIII

Resumo

Este trabalho apresenta a síntese de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o potencial de um Centro
de Ciências para a formação continuada de professores, tomando como amostra o Centro da Universidade
Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG, o qual realizou um curso com docentes do Ensino Médio de escolas
públicas. Para isso, realizaram-se: pesquisa bibliográfica sobre os Centros de Ciências no Brasil e a formação
continuada de professores de Ciências; pesquisa de campo através de entrevistas semiestruturadas e de
observação participante; análise dos depoimentos dos cursistas à luz do referencial teórico. Concluiu-se que
potencializar nesses Centros a função de cooperar com a formação docente é uma das possibilidades de
agregar iniciativas para a almejada qualidade no Ensino de Ciências.

 

This work presents the synthesis of a research that
aimed to analyze the potential of a Science Center
for the continuing education of teachers, taking
as sample the Center of the Federal University of
Juiz de Fora (UFJF), MG, which held a course
with teachers of Secondary Education in public
schools. For this reason, there were: bibliographic
search on the Centers of Science in Brazil and
continued training of Science teachers; field
research through semi-structured interviews and
participant observation; analysis of the testimonies
of Ranciere in light of the theoretical framework.
It was concluded that leverage these Centers the
role of cooperating with the teacher training is one
of the possibilities of aggregating initiatives for the
desired quality in the Teaching of Science.

En este trabajo se presenta la síntesis de una
investigación que tiene como objetivo analizar
las posibilidades de un centro de la Ciencia para
la formación continua de los profesores, tomando
como ejemplo el Centro de la Universidad
Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG, que
organizó un curso con profesores de educación
secundaria en las escuelas públicas. Por esta
razón, no fueron: búsqueda bibliográfica sobre
los centros de la ciencia en Brasil y formación
continua de profesores de ciencias; investigación
de campo por medio de entrevistas semiestructuradas y observación participante; análisis
de los testimonios de Ranciere a la luz del marco
teórico. Se llegó a la conclusión de que estos
centros aprovechar el papel de la cooperación
con la formación de los docentes es una de las
posibilidades de sumar iniciativas para la calidad
deseada en la enseñanza de las Ciencias.

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Biografia do Autor

Vania Fernandes Silva, UFJF/C.A,João XXIII

Doutora em Educação para a Ciência pela UNESP. Professora efetiva no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF.  

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Publicado

2014-12-11

Edição

Seção

Artigos