RELAÇÕES RACIAIS E PREFERÊNCIA MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo objetiva compreender as preferências musicais dos alunos de duas escolas da rede pública do
Ensino Fundamental de Belém/PA, evidenciando suas relações de sociabilidade na escola, no que tange ao
consumo musical. Utilizamos como aporte teórico e metodológico as contribuições de Pierre Bourdieu (2010)
quanto ao conceito de dominação, habitus e violência simbólica, Roger Chartier (1991) sobre o conceito de
representação, e Laurence Bardin (2010), no que concerne à análise do conteúdo. Identificamos uma ausência
de discussões que favoreçam a construção de uma visão crítica pelos alunos. Além disso, a inserção dos alunos
em grupos juvenis está associada ao consumo das mesmas músicas que estão em sucesso – independentemente
de faixa etária ou série, caracterizando um tão somente reconhecimento social e entretenimento.
This article aims at understanding the musical
preferences of students from two public schools
in the school of Belém/ PA, showing their
relations of sociability at school when it comes to
music consumption. Used as the theoretical and
methodological contributions of Pierre Bourdieu
(2010) on the concept of domination, habitus
and symbolic violence, Roger Chartier (1991)
on the concept of representation, and Laurence
Bardin (2010), regarding the content analysis.
We identified a lack of discussions that promote
the construction of a critical by the students.
Moreover, the insertion of students into groups
juveniles is associated with the consumption of
the same songs that are successful – regardless
of age or series, featuring only one such social
recognition and entertainment.
Este artículo tiene por objeto entender las
preferencias musicales de los estudiantes de
dos colegios públicos de la escuela de Belém/
PA, mostrando sus relaciones de sociabilidad
en la escuela en relación con el consumo de la
música. Utilizado como los aportes teóricos y
metodológicos de Pierre Bourdieu (2010) sobre
el concepto de dominación, habitus yla violencia simbólica, Roger Chartier (1991) sobre el concepto
de representación, y Laurence Bardin (2010), en
relación con el análisis de contenido. Identificada una
falta de los debates que fomenten la construcción
de un crítico de los alumnos. Por otra parte, la
inserción de los estudiantes en grupos juveniles
se asocia con el consumo de las mismas canciones
que tienen éxito - independientemente de su edad
o serie, ofreciendo sólo un reconocimiento social y
de entretenimiento.