Potência das redes de conversações no cotidiano escolar: entre formas, forças e modos de constituição

Autores

  • Janete Magalhães Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Paula Patrocínio Holzmeister Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O texto promove uma reflexão acerca dos processos curriculares desenvolvidos nos cotidianos de escolas, nas
redes de conhecimentos e significados que seus praticantes, em suas conversações e ações, formam com os
outros tantos cotidianos que os atravessam em zonas interpenetradas, dentre as quais as políticas curriculares
oficiais e/ou documentadas. O grupo/sujeito da pesquisa é constituído por alunos/alunas, professores/
professoras, enfim, pelos atores sociais que integram o cotidiano de uma escola de Ensino Fundamental,
situada na periferia do Sistema Municipal de Ensino de Vitória/ES, assim como por educadores que integram a
equipe pedagógica responsável pela política curricular municipal. O enfoque metodológico está voltado para
os múltiplos contextos cotidianos e para a formação de comunidades compartilhadas em que vivenciamos as
práticas discursivas político-pedagógicas. A pesquisa se dá na intercessão entre procedimentos dos estudos
com o cotidiano e pesquisa cartográfica, buscando uma aproximação da materialidade constitutiva das
relações entre os documentos/concepções e a vivência da lógica das redes de conhecimentos, linguagens,
afetos/afecções que se enredam no cotidiano escolar, reconhecendo e defendendo a natureza eminentemente
micropolítica e conversacional do trabalho em educação, em seus diferentes contextos e em seus efeitos sobre
a produção do currículo escolar.

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Biografia do Autor

Janete Magalhães Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação Professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos;
Formação de professores e práticas pedagógicas. 

Ana Paula Patrocínio Holzmeister, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Sistema Municipal de Educação de Vitória/ES.

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Publicado

2013-12-10