Potência das redes de conversações no cotidiano escolar: entre formas, forças e modos de constituição
Resumo
O texto promove uma reflexão acerca dos processos curriculares desenvolvidos nos cotidianos de escolas, nas
redes de conhecimentos e significados que seus praticantes, em suas conversações e ações, formam com os
outros tantos cotidianos que os atravessam em zonas interpenetradas, dentre as quais as políticas curriculares
oficiais e/ou documentadas. O grupo/sujeito da pesquisa é constituído por alunos/alunas, professores/
professoras, enfim, pelos atores sociais que integram o cotidiano de uma escola de Ensino Fundamental,
situada na periferia do Sistema Municipal de Ensino de Vitória/ES, assim como por educadores que integram a
equipe pedagógica responsável pela política curricular municipal. O enfoque metodológico está voltado para
os múltiplos contextos cotidianos e para a formação de comunidades compartilhadas em que vivenciamos as
práticas discursivas político-pedagógicas. A pesquisa se dá na intercessão entre procedimentos dos estudos
com o cotidiano e pesquisa cartográfica, buscando uma aproximação da materialidade constitutiva das
relações entre os documentos/concepções e a vivência da lógica das redes de conhecimentos, linguagens,
afetos/afecções que se enredam no cotidiano escolar, reconhecendo e defendendo a natureza eminentemente
micropolítica e conversacional do trabalho em educação, em seus diferentes contextos e em seus efeitos sobre
a produção do currículo escolar.