Algumas considerações sobre a educação antirracista nas séries iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Alessandro Silva Leite USS
  • Jairo Barduni Filho UFV

Resumo

Com a Lei 10.639/03 coloca-se à educação brasileira a necessidade de uma educação antirracista que supere
as práticas de discriminação raciais. A educação antirracista exige que educadores e educandos disponham
de informações e conhecimentos estratégicos para um melhor entendimento do racismo, da História da
África e das trajetórias dos movimentos sociais negros. Este trabalho investigou textos, imagens, e elementos
indiciários de uma educação antirracista em materiais didáticos nas séries iniciais do ensino fundamental pela
Escola Municipal Narciso Rabelo, Manhumirim/MG. Verificou-se num total de 27 atividades que apenas 02
continham figuras de negros, nenhuma continha referências ao preconceito racial, racismo, questão racial ou
a desigualdade racial, e nenhuma referência à História da África.

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Biografia do Autor

Alessandro Silva Leite, USS

Mestre em História Social pela Universidade Severino Sombra – USS, Vassouras/RJ, professor de Teoria Política na Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas.

Jairo Barduni Filho, UFV

Doutorando em Educação – Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor Substituto no Departamento de Educação da Universidade Federal
de Viçosa. 

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Publicado

2013-12-05

Edição

Seção

Artigos