O CENTRO DE ESTUDO E PESQUISA CIRANDA DA ARTE: UMA REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO DAS ARTES EM GOIÁS
Resumo
Neste relato apresenta-se o percurso do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte da Secretaria da Educação de Goiás enquanto espaço de formação continuada de professores. As ações aqui expostas revelam as diferentes frentes de atuação ligadas aos processos de ensinar e aprender artes, os impasses enfrentados frente às realidade atual do ensino de artes nesse Estado e os avanços que são gradualmente alcançados mediante interlocuções estabelecidas no campo das políticas educacionais e no campo investigativo. Desse universo, são compartilhadas, neste texto, as ações principais relacionadas ao processo de formação continuada: cursos, seminários e grupos de produção artística. As reflexões aqui apresentadas caminham na direção de fortalecer a identidade profissional do educador e a consequente melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes, uma vez que, ao abrir espaço para a qualificação do professor, tem-se como foco a qualidade das práticas educativas escolares, com ênfase na cultura e na internalização dos meios cognitivos para compreender e transformar o mundo, participar ativamente na vida social, política, profissional e cultural. Neste contexto, a escola é um espaço de aprendizagem por excelência, e o ensino de arte deve se consolidar como uma referência significativa para o desenvolvimento de todas as capacidades humanas, em conjunto com as demais disciplinas.Downloads
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Publicado
2012-03-14
Edição
Seção
Relatos