TECNOLOGIA SINGULAR, SENTIDOS PLURAIS
Resumo
Este artigo analisa os sentidos atribuídos às tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na formação e no trabalho docente. Para tanto, trabalha com discursos formulados em diferentes níveis, do transnacional ao local, passando pelos veiculados pela mídia, focalizando os modos pelos quais as TIC têm sido recontextualizadas nas teorias e nas práticas pedagógicas. Assumindo os computadores como ícones de uma suposta revolução, discute os sentidos plurais a eles atribuídos em contextos escolares desiguais. Com base na noção gramsciana de dualidade escolar, uma análise crítica de discurso, referenciada em Fairclough, é apresentada em quatro seções. A primeira explora o próprio título escolhido; a segunda aborda as relações entre formulações políticas e textos midiáticos; a terceira focaliza discursos de professores e alunos em duas escolas, sendo uma delas voltada para grupos dominantes e a outra para subalternos; enquanto a quarta tenta sistematizar os aspectos que caracterizam a pluralidade dos sentidos associados a um único objeto técnico.Downloads
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Publicado
2012-03-14
Edição
Seção
Artigos