ATIVIDADES PROSÓDICAS: A LEITURA DRAMATIZADA

Autores

  • Vânia Fernandes e Silva UFJF

Resumo

O presente artigo relata a prática pedagógica de uma atividade para o desenvolvimento da oralidade através da
leitura dramatizada, desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, no Colégio de Aplicação da
Universidade Federal de Juiz de Fora. Ressaltamos que é necessário que a escola forme leitores e escritores da e
para a vida, pessoas que se percebam como sujeitos no processo de construção de conhecimento e na elaboração
de um projeto de vida contextualizado histórica e culturalmente. Acreditamos que a oralidade é marcada
pela identidade social e que, se a trabalharmos dando-lhe a importância que lhe é devida (em paralelo com a
escrita), estaremos contribuindo para a formação de sujeitos capazes de exercerem práticas linguísticas orais e
escritas para além dos muros da escola. Sujeitos que tenham a consciência de que o domínio dessas práticas
lhes possibilitará uma participação crítica e transformadora da realidade social em que estão inseridos.

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Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Relatos