CICLO III EJA NA REDE MUNICIPAL DE GUARULHOS: UMA ANÁLISE DA INSERÇÃO DO EIXO TEMÁTICO DE NATUREZA E SOCIEDADE NA GRADE CURRICULAR

Autores

  • Maurilane de Souza Biccas UFJF
  • Paulo Belotti Lacerda

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo compreender e analisar como foi introduzido o eixo “Natureza e Sociedade”
no terceiro Ciclo da Educação de Jovens e Adultos, na Rede Municipal de ensino de Guarulhos, São Paulo.
Neste sentido foram analisados os seguintes documentos: a) as diretrizes produzidas para a implementação
do terceiro Ciclo da EJA; b) o projeto da formação continuada dos professores; c) as orientações curriculares
produzidas para o III Ciclo. Além disso, buscou-se analisar o perfil e a formação dos professores responsáveis
pela implementação deste eixo temático no III Ciclo de EJA e, para isto, foi elaborado um questionário. Alguns
resultados desta pesquisa revelaram que a proposta implementada tem sido percebida, tanto pelos professores
quanto pelos educandos, como uma inovação em relação ao que vem sendo realizado junto à educação de jovens
e adultos. Além disso, revelou dificuldades na sustentabilidade da proposta e de sua continuidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos