ASPECTOS DO FENÔMENO DA DESATENÇÃO NA INTERAÇÃO PROFESSOR/ALUNO

Autores

  • Krícia Helena Barreto UFJF
  • Luiz Fernando Matos Rocha

Resumo

O presente trabalho discute aspectos do fenômeno da desatenção em interações professor/aluno, ocorridas
no filme Entre os muros da escola (Entre Le Murs, França 2007). Foram coletadas cenas, as quais apresentavam
o exato momento em que o foco de atenção dado ao conteúdo da matéria explicada pelo professor é
desviado, permitindo a observação e análise do que se denomina distratores. Trata-se de um grupo de movimentos
por parte de alunos e professores cujas consequências prejudicam a atenção conjunta, conceito
trabalhado por autores como Tomasello (2003), Miranda (2005) e Lima (2009). O elenco de distratores
não sinaliza a existência de estratégias racionalmente calculadas para subverter a cena aula, mas aponta para
um mapeamento de usos regulares dos falantes nos momentos em que pretendem chamar atenção para si
e desbancar a atenção coletiva. A principal razão para esse comportamento se relaciona com as tentativas
constantes, por parte dos alunos, de reivindicar reconhecimento de identidade como pessoa e cidadão,
desafiando a autoridade do professor. Discutem-se ainda interrupções promovidas pelo próprio professor
e por elementos externos, alheios à vontade dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos