SEQUÊNCIA DIDÁTICA E LIVRO DIDÁTICO NO TRABALHO COM O GÊNERO RESENHA

Autores

  • Rafaela Fetzner Drey UFJF
  • Ana Maria de Mattos Guimarães

Resumo

Este estudo propõe uma reflexão sobre formas de a escola intervir didaticamente visando à produção
textual de seus alunos. A partir de pressupostos do quadro epistemológico interacionista sociodiscursivo
(Bronckart, 1999/2006), foi organizado um trabalho com um mesmo gênero textual, a resenha de filme,
em duas turmas do Ensino Médio de uma escola pública. Enquanto um grupo participou de uma sequência
didática, o outro recebeu atividades acerca da produção de resenhas a partir do livro didático utilizado.
Foram analisadas as produções iniciais e finais de cada grupo de acordo com o conceito do folhado textual
de Bronckart (1999). Os resultados apontaram um crescimento expressivo com relação à qualidade da
produção final dos alunos de ambos os grupos, o que aponta, dentre outros resultados, a possibilidade de
realização de uma sequência didática com o livro didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos