Corpo polissêmico: a trajetória e os atos de currículos de uma professora que transita na inteligibilidade social de gênero

Autores

  • Marcio Rodrigo Caetano UFJF

Resumo

Na invenção de si, proporcionado pelo discurso biográfico, o sujeito emerge como um projeto inacabado e
transita entre o que ‘está sendo’, o que não pode mais ser ou poderá se tornar. Este cenário de instabilidade
é intensificado com a crise dos tradicionais marcadores de gênero, à medida que eles foram interpelados
e, em certo aspecto, desestabilizados na pós-modernidade. Com este quadro, a partir da trajetória de uma
professora que transita na inteligibilidade social de gênero, apresento a corporalidade que não se captura em
discursos normativos e o seu encontro confronto nos espaços da escola. A experiência vivida pela professora
assume configurações diversas quase sempre buscando interditá-la; ações que são relacionadas às tentativas de
afiançar o androcentrismo e a heteronormatividade na sociedade. Entretanto, sua biografia nos potencializa
pensar a sexualidade como um dispositivo criativo e um eterno e instigante caminhar em busca da (auto)
satisfação e dignidade.

Palavras-chave: Heteronormatividade. Sexualidades dissidentes. Gênero. Atos curriculares.
[...]

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Publicado

2010-11-30