Gênero é um conceito complexo e de difícil sensocomunização. Considerações a partir de uma experiência de formação docente

Autores

  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho UFJF

Resumo

Este texto problematiza a compreensão e utilização do conceito de gênero a partir da análise de provas
escritas de cursistas do componente curricular Seminários Temáticos de Prática Curricular II do Curso de
Pedagogia, Educação Infantil, oferecido pela UAB/UFPB Virtual, na modalidade à distância, no segundo
semestre de 2008, a professoras e professores em exercício no estado da Paraíba. O plano de curso visou
socializar os resultados do Projeto de Pesquisa “Estudos de caso da prática docente enfocando as construções
e desconstruções das relações de gênero no cotidiano da educação infantil”, financiado pelo CNPq,
e definiu como objetivos a compreensão do conceito de gênero e o delineamento de práticas pedagógicas
promotoras da equidade e diversidade sexual e de gênero. A prova final propunha casos a serem comentados
com base no que havia sido estudado, e solicitava o posicionamento e proposição pedagógica. As respostas
aos casos revelam a permanência das noções dicotômicas naturais do gênero; discriminações e desigualdades
de sexo/gênero no cotidiano e na ação pedagógica; heteronormatividade e homofobia, e naturalização
da violência masculina. O conceito de gênero é discutido, com base na teorização feminista, apontando-
-se sua difícil compreensão e sensocomunização, pois questiona e desafia as identidades e relações pessoais;
ademais, a experiência do gênero é em parte inconsciente, e está imbricada com a sexualidade e a religião.
Entender gênero como habitus, uma estrutura psicossomática estável, explica sua persistência como princípio
de visão e de divisão social, de acordo com Pierre Bourdieu.

Palavras-chave: Gênero. Habitus. Formação docente. Educação infantil.

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Publicado

2010-11-30