Gêneros e Sexualidades – problematizando a educação e processos de produção de conhecimentos
Resumo
Problematizo o papel dos processos educativos (formais ou informais) bem como das formas de produção
humana de conhecimento (sejam científicas ou não) na prodção de saberes acerca dos gêneros e sexualidades.
Há um caráter humano, político, histórico e contingencial presente nos métodos, nos compromissos e nos
interesses, tanto educacionais, quanto das muitas atividades humanas que promovem, inventam e constroem
conhecimentos. Utilizo Michel Foucault para problematizar conceitos como poder, relações de poder, episteme
e saber-poder. Ensaio exercícios analíticos, a partir de representações de gênero e sexualidade em artefatos
culturais. Destaco a centralidade que o termo alteridade assume na construção de uma sociedade com menos
desigualdades e com respeito às diferenças. Apresento questões à Educação Sexual escolar.
Palavras-chave: Formação de Educadoras/es. Foucault – episteme – Saber-poder. Pedagogias da Sexualidade
e do Gênero. Alteridade. Currículo da Educação Sexual.