Imprensa feminina – entre modas, bordados, cuidados com a prole e o casamento: dispositivos pedagógicos

Autores

  • Constantina Xavier Filha UFJF

Resumo

Trata-se de uma pesquisa que priorizou a imprensa feminina brasileira e portuguesa como fonte de estudos:
“Capricho” (década de 1950) e “Cláudia” (década 1960 a 1980), no Brasil; e “Modas e Bordados” (décadas
de 1950 a 1977), em Portugal. A investigação fundamenta-se nos estudos de Gênero e pressupostos foucaultianos.
Busca-se entender como a imprensa feminina organiza seus discursos de modo a constituir-se como
dispositivo pedagógico, a fim de conduzir a conduta de suas possíveis leitoras, especialmente no tocante à
sexualidade feminina e à conduta idealizada de ser mulher. As fontes foram consultadas, e selecionaram-se
artigos e textos diversos, visando a entender a linguagem e a produção discursiva; as formas pelas quais as
revistas organizam seus enunciados e como buscam estabelecer diálogo com a leitora constituindo-se com
dispositivos pedagógicos privilegiados.

Palavras-chave: Imprensa feminina. Sexualidade. Gênero. Dispositivo.

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Publicado

2010-11-30