Envolver os alunos em processos de raciocínio matemático: As ações do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27570

Palavras-chave:

Raciocínio matemático, Ações do professor, 1º ciclo do ensino básico

Resumo

O raciocínio é uma das capacidades-chave a desenvolver desde os primeiros anos de escolaridade. Neste artigo assumimos raciocínio matemático como a capacidade de fazer inferências justificadas, isto é, de utilizar informação matemática já conhecida para obter, justificadamente, novas conclusões. Serão analisados os padrões de interação entre uma professora e seus alunos do 2.º ano na discussão de uma tarefa matemática aditiva. Trata-se de um estudo qualitativo de carácter interpretativo. Concluímos que o questionamento da professora se foca em aspetos-chave do raciocínio guiando os alunos para processos de justificação, generalização e exemplificação. Neste percurso as ações da professora foram cruciais para desafiar os alunos a apresentarem justificações das relações numéricas identificadas, não só favorecendo, mas também ampliando o seu raciocínio matemático.

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Biografia do Autor

Lurdes Serrazina, Escola Superior de Educação de Lisboa; UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Doutora em Educação Matemática pela Universidade de Londres (UK). Professora Coordenadora Aposentada da Escola Superior de Educação  do Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa, Portugal. Membro integrado da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal. Endereço para correspondência: Campus de Benfica do IPL, Lisboa, Portugal, CEP: 1549-003.  

Margarida Rodrigues, Escola Superior de Educação de Lisboa; UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Doutora em Educação (especialidade Didática da Matemática) pela Faculdade de Ciências da Universidade deLisboa (FCUL). Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa(ESELX-IPL), Lisboa, Portugal. Endereço para correspondência: Campus de Benfica do Instituto Politécnico deLisboa, Lisboa, Portugal, CP: 1549-003.

Eliane Araman, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil)

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Cornélio Procópio, Paraná, Brasil. Endereço para correspondência: Av. AlbertoCarazzai, 1640, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil, CEP: 86300-000.

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Dossiê Temático Engajamento Escolar