Sitio Web Instructivo para el Manejo Conductual de la Dermatitis Atópica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.31485

Palabras clave:

Dermatopatías, Salud infantil, Educación terapéutica, Materiales educacionales, Entrenamiento de padres

Resumen

Este articulo objetiva presentar la construcción de un sitio web cono herramienta de aprendizaje y orientación de padres y/o cuidadores de niños con dermatitis atópica (DA). El estudio fue organizado en tres etapas: a) levantamiento de informaciones sobre DA, b) elaboración del guion para el sitio web y c) construcción del sitio web. El sitio web fue desarrollado con ilustraciones, animaciones en formato gif, textos breves sobre la DA y orientaciones sobre cómo instruir a esos niños en las situaciones de tratamiento, en un formato interactivo y accesible. Se espera auxiliar cuidadores en la mejora del manejo conductual de niños con DA en la adhesión al tratamiento.

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Biografía del autor/a

Melissa Maria Lury Sato, Universidade Estadvual de Londrina (UEL)

Graduação em Psicologia (Bacharelado e Formação de Psicólogo) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2013) e mestrado em Análise do Comportamento pela mesma instituição (2017). Atua como Psicóloga Clínica no Centro de Psicologia e Análise do Comportamento (CEPAC) em Arapongas - PR.

Robson Zazula, Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)

Graduação em Psicologia (Bacharelado, licenciatura e formação de Psicólogo) (2004-2008), Mestrado em Análise do Comportamento (2009-2011) e Doutorado em Ciências da Saúde (2016-2019), pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil (UEL) com período de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE CAPES) na Deakin University, Austrália. Especialização em Educação de Profissionais de Saúde, pela Universidade Federal do Ceará, Brasil (UFC, 2016-2017) e Gestão Contemporânea de Pessoas, pela UEL (2009-2010). Atualmente Professor Adjunto na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Formação docente pelo Instituto FAIMER Brasil (2016-2017). Principais linhas de pesquisa e atuação: Psicologia da Saúde, Saúde Mental, Educação para profissões da Saúde.

Márcia Cristina Caserta Gon, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado (1994) e doutorado (1999) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão Preto; (1994) e estágio pós doutoral em Análise do Comportamento pelo Paradigma - Centro de Ciência e Tecnologia Comportamental (2018). É professor Associado C do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina. É docente do Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento (PGAC/UEL) atuando na orientação de pesquisas sobre Psicologia da Saúde Infantil e Psicologia do Desenvolvimento social e emocional infantil, com ênfase nas interações iniciais.

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Publicado

2021-07-01