Interações aluno-professor: percepções sobre o feedback pedagógico

Autores

  • Henrique Ramalho Escola Superior de Educação de Viseu
  • João Rocha Escola Superior de Educação de Viseu
  • Alexandra Lopes Escola Superior de Educação de Viseu

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.29010

Palavras-chave:

Feedback pedagógico, Ensino-aprendizagem, Envolvimento dos Alunos, Trabalho Pedagógico dos Professores

Resumo

Neste estudo, é problematizada a interação sociocultural, a dialogicidade, a comunicação pedagógica e a função, os tipos e os requisitos do feedback pedagógico. O conceito de feedback pedagógico é compreendido como requisito base para o progresso das aprendizagens dos alunos. Procura-se compreender em que termos o feedback pedagógico é percecionado e entendido pelos professores, conhecer os tipos de feedback pedagógico que são solicitados aos alunos sobre o trabalho do professor, e desenvolver uma compreensão sobre a forma como os alunos são envolvidos nas atividades de sala de aula. Segue-se a linha metodológica do estudo de caso, privilegiando o uso de questionários, aplicados a professores e a alunos, complementado com a análise de alguns documentos escolares. 

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Dossiê Temático Engajamento Escolar