Distance learning advisory to teachers to promote social skills at school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v18.39394

Keywords:

Teachers; Social skills; Socio-emotional development; Advisory; Distance learning

Abstract

The teaching task of promoting academic learning linked to the socio-emotional development of students requires specialized training and support. This study aimed to evaluate the process and results of a virtual advisory offered for this purpose. Three Elementary School teachers were virtually assisted in selecting and carrying out activities in the classroom, evaluating the online advisory meetings and the results of their practice with the students. The results, analyzed qualitatively and quantitatively, showed the effectiveness, acceptability and feasibility of the online advisory process in the performance of teachers and promoting the socio-emotional development of students.

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Author Biographies

Juliana Pinto dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Votuporanga (Unifev)

Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda em Psicologia pela UFSCar, sob orientação da Prof. Dra. Zilda A. P. Del Prette e coorientação da Prof. Dra. Talita Pereira Dias, na linha de pesquisa Comportamento Social e Processos Cognitivos.

Membro do Grupo de pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS) da UFSCar.

Talita Pereira Dias , Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Psicologia pela UFSCar

Mestrado e doutorado em Psicologia pela UFSCar

Especialização em Terapia Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR - Campinas).

Atualmente faz pós doutorado na UFSCar, sob supervisão da Prof Zilda A. P. Del Prette. Atua no campo das habilidades sociais há mais de 15 anos, desenvolvendo pesquisa e intervenções e é membro do Grupo de Trabalho (GT) Relações interpessoais e competência social, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo

Pós-doutorado em Psicologia das Habilidades Sociais na Universidade da Califórnia Atualmente é pesquisadora nível IA do CNPq e Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, vinculada ao Programas de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi) e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Foi fundadora e coordenadora (junto com Almir Del Prette) DE 2000 a 2020) de Grupo de Trabalho "Habilidades Sociais e Relações Interpessoais" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP)

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Published

2024-08-29