Aprendizagens de pais sobre práticas parentais, envolvimento paterno e comportamento infantil

Autores

  • LUCIANE GUISSO Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauro Luís Viera Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Aparecida Crepaldi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v18.37582

Palavras-chave:

Práticas de criação infantil; Pai; Comportamento da criança.

Resumo

O estudo procurou caracterizar concepções de pais sobre práticas parentais, envolvimento paterno e comportamento infantil. É um estudo qualitativo que contou com a participação de cinco pais, concluintes do Programa de treinamento parental ACT, em um grupo focal. Os participantes refletiram em torno de perguntas guiadoras. As falas foram gravadas e o conteúdo foi transcrito e organizado em categorias temáticas com auxílio do Software Atlas Ti versão 8.0. Os pais demonstraram a necessidade de compreenderem as fases de desenvolvimento infantil, buscando auxiliar seus filhos no desenvolvimento de habilidades para melhor gerenciar suas emoções, orientando-os nos comportamentos considerados adequados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Luís Viera, Universidade Federal de Santa Catarina

Mauro Luís Vieira: Psicólogo, Pós-doutor em Psicologia pela Dalhousie University (Halifax - Canadá) e pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor titular do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina;

Maria Aparecida Crepaldi, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, Pós-doutora em Psicologia pela Universidade do Québec em Montreal – UQÀM e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, professora titular aposentada pela Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

Adams, S. K., & Baronberg, J. (2005). Promoting positive behavior: Guidance strategies for early childhood settings. New York, NY: Pearson Publishers.

Altafim, E. R. P., & Linhares, M. B. M. (2016). Universal violence and child maltreatment prevention programs for parents: A systematic review. Psychosocial Intervention, 1-12. doi: 10.1016/j.psi.2015.10.003

Barbeta, M., & Cano, T. (2017). Toward a new model of fatherhood? Discourses on paternal involvement in urban Spain. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 159, 13–30. doi:10.5477/cis/reis.159.13

Barclay L, Lupton D. (1999). The experiences of new fatherhood: a socio-cultural analysis. J Adv Nurs, 29, 1013–1020. doi: 10.1046/j.1365-2648.1999.00978.x

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Bernardi, D. (2017). Paternidade e cuidado: “novos conceitos”, velhos discursos. Psicologia em Revista, 26(1), 59-80. doi:10.23925/2594-3871.2017v26i1p.59-80

Bowen, M. (1993). Family therapy in clinical practice. Lanham, MD: Jason Aronson.

Bueno, R. K., & Vieira, M. L. (2014). Análise de estudos brasileiros sobre o pai e o desenvolvimento infantil. Psicologia Argumento, 32(76), 151-159. doi: 10.7213/psicol.argum.32.076.AO10

Cia, F., Barham, E. J., & Fontaine, A. M. (2010). Impactos de uma intervenção com pais: O desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escola. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23, 533-543. doi: 10.1590/S0102-79722010000300014

Costello, A. H., Moreland, A. D., Jobe-Shields, L., Hanson, R. F., & Dumas, J. E. (2015). Change in child abuse potential as a predictor of post-assessment child disruptive behaviors after participation in PACE. Journal of Child and Family Studies, 24(10), 2989-2998. doi: 10.1007/s10826-014-0102-6

Damashek, A., Doughty, D., Ware, L., & Silovsky, J. (2011). Predictors of client engagement and attrition in home-based child maltreatment prevention services. Child Maltreatment, 16, 9–20. doi: 10.1177/1077559510388507

Doucet, A. (2013). A “choreography of becoming”: Fathering, embodied care, and new materialism. Canadian Review of Sociology, 50, 284–305. doi: 10.1111/cars.12016

Fagundes, A. J. F. M. (1999). Descrição, definição e registro de comportamento (12ª ed.). São Paulo: Edicon.

Flouri, E., & Buchanan, A. (2003). The role of father involvement in children’s later mental health. Journal of Adolescence, 26(1), 63-78. doi: 10.1016/s0140-1971(02)00116-1

Fuertes, M., Faria, A., Breeghly, M., & Santos, P. L. (2016). The effects of parental sensitivity and involvement in caregiving on mother-infant and father-infant attachment in a portuguese sample. Journal of Family Psychology, 30(1),147-56. doi:10.1037/fam0000139

Gabriel, M. R. & Dias, A. C. G. (2011). Percepções sobre a paternidade: descrevendo a si mesmo e o próprio pai como pai. Estudos de Psicologia, 16(3), 253-261. doi:10.1590/S1413-294X2011000300007

Gottman, J. M., Katz, L. F., & Hooven, C. (1996). Parental meta-emotion philosophy and the emotional life of families: Theoretical models and preliminary data. Journal of Family Psychology, 10, 243-268. doi: 10.1037/0893-3200.10.3.243.

Guttman, M., Mowder, B. A., &, Yasik, A. E. (2006). The ACT Against Violence Training Program: A Preliminary Investigation of Knowledge Gained by Early Childhood Professionals. Professional Psychology: Research and Practice, 37(6), 717–723. doi:10.1037/0735-7028.37.6.717

Jobe-Shields, L., Moreland, A. D., Handson, R. F., & Dumas, J. (2015). Parent–child automaticity: Links to child coping and behavior and engagement in parent training. Journal of Child and Family Studies, 24(7), 2060-2069. doi:10.1007/s10826-014-0007-4

Knox, M., Burkhart, K., & Cromly, A. (2013). Supporting positive parenting in community health centers: The ACT Raising Safe Kids program. Journal of Community Psychology, 41(4), 395–407. doi:10.1002/jcop.21543

Lamb, M. E. (2000). The history of research on father involvement: An overview. Marriage & Family Review, 29(2/3), 23–42. doi:10.1300/J002v29n02_03

Lamb, M. E. (1997). Fathers and child development: An introductory overview and guide. In M. E. Lamb (Ed.), The role of the father in child development (3rd ed., pp. 1-18). New York: John Wiley & Sons.

Lamb, M. E., Pleck, Charnov, E. L., & Levine, J. A. (1987). A biosocial perspective on paternal behavior and Parenting across the lifespan: involvement. In J. B. Lancaster, J. Altman, A. Rossi, & L. R. Sherrod (Eds.), Biosocial perspectives (pp. 11-42). New York: Academic.

Lau, E. Y. H. (2016). A mixedd-methods study of Paternal Involvement in Hong Kong. British Educational Research Journal, 2(2), 1-18. doi:10.1002/berj.3248

Lin, W. C., Chang, S. Y., Chen, Y. T., Lee, H. C., & Chen, Y. H. (2017). Postnatal paternal involvement and maternal emotional disturbances: The effect of maternal employment status. Journal of Affective Disorders, 219, 9-16. doi:10.1016/j.jad.2017.05.010

Manfroi, E. C., Macarini, S. M., & Vieira, M. L. (2011). Comportamento parental e o papel do pai no desenvolvimento infantil. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 21(1), 59-69.

Matthey, S. & Barnett, B. (1999). Parent-infant classes in the early postpartum period: Need and participation by fathers and mothers. Infant Mental Health Journal, 20(3), 278-290. doi:10.1002/(SICI)1097-0355(199923)20:3<27

Monteiro L., Veríssimo M., Santos A. J., & Vaughn B. E. (2008). Envolvimento paterno e organização dos comportamentos de base segura das crianças em famílias portuguesas. Análise Psicológica, 3 (XXVI), 395-409. doi:10.14417/ap.502

Osório, L. C. (2011). Novos rumos da família na contemporaneidade. In L. C. Osório, & M. E. P. Valle (Orgs.), Manual de terapia familiar (Vol. 2, pp. 17-26). Porto Alegre, RS: Artes Médicas.

Palkovitz, R. (2002). Involved fathering and child development: Advancing our understanding of good fathering. In C. S. Tamis-LeMonda & N. Cabrera (Eds.), Handbook of father involvement (pp. 33-64). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.

Paquette, D. (2004). Theorizing the father-child relationship: Mechanisms and developmental outcomes. Human Development, 47(4), 193-219. doi:10.1159/000078723

Paquette, D., Carbonneau, R., Dubeau, D., Bigras, M., & Tremblay, R. E. (2003). Prevalence of father-child roughand-tumble play and physical aggression in preschool children. European Journal of Psychology of Education, 18(2), 171-189. doi:10.1007/BF03173483

Pedro, M. E. A., Altafim, E. R. P., & Linhares, M. B. M. (2016). ACT Raising Safe Kids Program to promote positive maternalparenting practices in differen socioeconomic contexts. Psychosocial Intervention, 1-10. doi:10.1016/j.psi.2016.10.003

Pleck, J. H. (2010). Paternal involvement: Revised conceptualization and theoretical linkages with child outcomes. In M. E. Lamb (Ed.), The role of the father in child development (5th ed., pp. 58-93). New Jersey: John Wiley & Sons.

Portwood, S. G., Lambert, R. G., Abrams, L. P., & Nelson, E. B. (2011). An evaluation of the Adults and Children Together (ACT) against violence Parents Raising Safe Kids Program. Journal of Primary Prevention, 32(3-4), 147–160. doi:10.1007/s10935-011-02495

Porter, B. E. & Howe, T. R. (2008). Pilot evaluation of the ACT Parents Raising Safe Kids violence prevention program. Journal of Child and Adolescent Trauma, 1, 1–14. doi:10. 1080/19361520802279158

Reppucci, N. D., Britner, P. A., & Woolard, J. L. (1997). Preventing child abuse and neglect through parent education. Baltimore, MD: Paul H. Brookes.

Sanders, M. R., Dittman, C. K., Keown, L. J., Farruggia, S., & Rose, D. (2010). What are the parenting experiences of fathers? The use of household survey data to inform decisions about the J Child Fam Stud 123 delivery of evidence-based parenting interventions to fathers. Child Psychiatry and Human Development, 41, 562–581. doi:10. 1007/s10578-010-0188-z

Silva, E. L. C., Lamy, Z. C., Rocha, L. J. L., & Lima, J. R. (2012). Paternidade em tempos de mudança: uma breve revisão da literatura. Revista Pesquisa e Saúde, 13(2), 54-59.

Silva, M. R., & Piccinini, C. A. (2007). Sentimentos sobre a paternidade e o envolvimento paterno: um estudo qualitativo. Estudos de Psicologia, 24 (4), 561-573.

Silva, J., Sterne, M. L., & Anderson, M. P. (2000). ACT Against Violence Training Program manual. Washington, DC: American Psychological Association and National Association for the Education of Young Children.

St George, J., Fletcher, R., & Palazzi, K. (2016). Comparing fathers’ physical and toy play and links to child behaviour: Na exploratory study. Infant and Child Development, 26(1), 1958. doi:10.1002/icd.1958

Thompson, R. A. (2011). Emotion and emotion regulation: Two side of the developing coin. Emotion Review, 31(1), 53-61. doi:10.1177/1754073910380969

Trad, L. A. B. (2009). Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 19(3), 777-796. doi:10.1590/S0103-73312009000300013

Weymouth, L. A. & Howe, T. R. (2011). A multi-site evaluation of Parents Raising Safe Kids violence prevention program. Children and Youth Services Review, 33, 1960–1967. doi:10. 1016/j.childyouth.2011/05.022

Wilson, K. R., Havighurst, S. S., Kehoe, C., & Harley, A. E. (2016). Dads tuning in to kids: Preliminary

evaluation of a fathers’ parenting program. Family Relations, 65, 535–549. doi10.1111/fare.2016.

Downloads

Publicado

2024-04-25