O fracasso escolar em alunas: esforçadas, dedicadas, caprichosas. E inteligentes?
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v1.36218Palavras-chave:
Fracasso escolar, Alunas, Anos iniciais, Desigualdade de gênero na Educação, School failure, Female students, Middle school, Gender inequality in education, Fracaso escolar, Alumnas, Primeros años, Desigualdad de género en la educaciónResumo
Essa revisão teórica investiga o fracasso escolar em estudantes nos anos iniciais. A
desigualdade no desempenho escolar nas alunas é atribuída à menor capacidade
intelectual. A naturalização do trabalho doméstico e do cuidado como funções das
mulheres são apontados como destino das estudantes repetentes. A figura da boa aluna é
identificada em meninas brancas e da que não aprende é identificada em alunas pobres,
que são sexualizadas. Conclui-se que as escolas reproduzem e reforçam as desigualdades
de gênero e raça quando justificam o fracasso escolar das alunas, mas elas resistem a essa
condição que lhes é imposta.
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