O fracasso escolar em alunas: esforçadas, dedicadas, caprichosas. E inteligentes?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v1.36218

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Alunas, Anos iniciais, Desigualdade de gênero na Educação, School failure, Female students, Middle school, Gender inequality in education, Fracaso escolar, Alumnas, Primeros años, Desigualdad de género en la educación

Resumo

Essa revisão teórica investiga o fracasso escolar em estudantes nos anos iniciais. A
desigualdade no desempenho escolar nas alunas é atribuída à menor capacidade
intelectual. A naturalização do trabalho doméstico e do cuidado como funções das
mulheres são apontados como destino das estudantes repetentes. A figura da boa aluna é
identificada em meninas brancas e da que não aprende é identificada em alunas pobres,
que são sexualizadas. Conclui-se que as escolas reproduzem e reforçam as desigualdades
de gênero e raça quando justificam o fracasso escolar das alunas, mas elas resistem a essa
condição que lhes é imposta.

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Biografia do Autor

Célia Ratusniak, Universidade Federal do Paraná

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE- UFPR - Linha de Pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Social. Professora da área de Psicologia da Educação do Departamento de Teoria de Fundamentos da Educação Pesquisadora do Laboratório de Investigação em Corpo, Gênero e Sexualidade na Educação - LABIN/UFPR e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação para as Relações Étnico-Raciais - ErêYa​/UFPR.

Julia Beatriz Panassolo, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Julia Beatriz Panassolo é graduada em Pedagogia, e atou na área da Educação Básica. Atualmente, cursa especialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa De Direitos.

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Publicado

2023-11-08