Dimensões da escuta na formação de pesquisadores: observações a partir da ecologia da atenção
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2023.v17.35718Palavras-chave:
Escuta, Atenção, Ecologia da Atenção, Formação, Território, Listening, Attention, Ecology of Attention, Training, Territory, Escucha, Atención, Ecología de la Atención, Formación, TerritorioResumo
A partir da abordagem ecológica da atenção de Citton (2017), este artigo apresenta diferentes qualidades da escuta, que se dispõem em camadas entrelaçadas. Com base nas ideias de Barthes, Freud e Nancy acerca da escuta, o estudo identifica nela três dimensões, que funcionam de modo simultâneo e circular na composição de uma ecologia atencional – escuta focalizada, escuta que ressoa e escuta pelas costas. Em articulação com o conceito de ritornelo de Deleuze e Guattari (1997), é possível entender como essas dimensões da escuta atuam na criação de um território de pesquisa e concorrem para uma formação inventiva do pesquisador.
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