Práticas educativas, relacionamento conjugal, comportamentos infantis de grupos diferenciados pela depressão materna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2023.v17.34709

Palavras-chave:

Relações pais-criança, Habilidades sociais, Distúrbios do comportamento, Relações Conjugais, Depressão

Resumo

Problemas de comportamento são reconhecidamente associados à depressão materna, avançamos ao abordar práticas parentais e conflitos conjugais e habilidades sociais das crianças. Objetiva-se comparar grupos diferenciados pela depressão materna quanto as práticas educativas, relacionamento conjugal e comportamentos infantis, considerando-se a presença ou ausência de indicadores de problemas comportamentais. Adotou-se um delineamento caso-controle. Foram participantes 70 díades mães-crianças (35 com depressão, 35 sem depressão). As mensurações ocorreram através de instrumentos validados e o tratamento de dados se deu por procedimentos estatísticos. Verificou-se que o grupo com depressão apresentou mais práticas negativas, mais problemas conjugais e problemas comportamentais, com menos habilidades sociais.

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Publicado

2022-12-08