Sentidos produzidos por professoras da educação básica nas atividades remotas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2023.v17.34642Palavras-chave:
Atividades Pedagógicas Não Presenciais, Covid-19, Educação Básica, Produção de Sentidos, DocentesResumo
Este estudo propõe investigar as atividades pedagógicas não presenciais (APNP) adotadas em virtude da pandemia de Covid-19. Buscou-se compreender os sentidos produzidos por professoras da Educação Básica sobre as APNP por meio de um estudo de campo qualitativo, que utilizou questionários online para coletar dados. Os resultados foram apresentados em quatro categorias: possibilidades do aprender, o lugar da escola e as APNP; a solidão do trabalho docente; as especificidades da Educação Infantil e Educação Especial; desigualdade social, evasão e pandemia. As análises evidenciaram continuidades e rupturas, a reestruturação dos saberes docentes, comprometimento, preocupações e sobrecargas, dimensões que atravessaram o ensino remoto.
Downloads
Referências
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo (L. A. Reto, & A. Pinheiro, Trads.). São Paulo: Edições 70.
Calvino, I. (2015). As cidades invisíveis (2a ed., D. Mainardi, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras.
Conselho Nacional de Educação. (2020). Parecer n° 05, de 28 de abril de 2020. Brasília: CNE. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Brasília: Presidência da República; Casa Civil; Subchefia para Assuntos Jurídicos. Recuperado de www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
Davidov, V. (1988). La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Editorial Progreso.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. (2010). Brasília: Ministério da Educação/SEB. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf.
Dussel, I., & Caruso, M. (2003). A invenção da sala de aula: Uma genealogia das formas de ensinar (C. Antunes, Trad.). São Paulo: Moderna.
Emenda à Constituição n° 95, aprovada em 16 de dezembro de 2016. (2016). Brasília: Senado Federal. Recuperado de https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=2D0DEC1319C87EBDC30BA86B239F9925.proposicoesWebExterno2?codteor=1468431&filename=PEC+241/2016.
Espinosa, B. de (2009). Ética. (T. Tadeuz, Trad.). Belo Horizonte: Autêntica. (Original publicado em 1677).
Fundação Carlos Chagas. (2020). Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica: informe n° 1. São Paulo: FCC. Recuperado de https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1.
Fundo das Nações Unidas para a Infância. (2016). The State of the World’s Children 2016: a fair chance for every child. New York: UNICEF. Recuperado de https://www.unicef.org/publications/index_91711.html.
G1. (2020a, 31 de julho). Brasil passa de 92 mil mortes por Covid-19. Recuperado de https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/07/31/casos-e-mortes-por-coronavirus-no-brasil-em-31-de-julho-segundo-consorcio-de-veiculos-de-imprensa.ghtml.
G1. (2020b, 06 de junho). 60% dos estados monitoram acesso ao ensino remoto. Recuperado de https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/07/06/60percent-dos-estados-monitoram-acesso-ao-ensino-remoto-resultados-mostram-apagao-do-ensino-publico-na-pandemia.ghtml.
G1. (2021, 21 de junho). Vacinação no Brasil: 11,52% tomaram as duas doses de vacinas e estão imunizados contra a Covid. Recuperado de https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/06/21/vacinacao-no-brasil-1152percent-tomaram-as-duas-doses-de-vacinas-e-estao-imunizados-contra-a-covid.ghtml.
G1 SP. (2020, 17 de março). São Paulo registra a primeira morte pelo novo coronavírus no Brasil. Recuperado de https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/03/17/estado-de-sp-tem-o-primeiro-caso-de-morte-provocada-pelo-coronavirus.ghtml.
González, A. G. G., & Mello, M. A. (2019). Desenvolvimento conceitual na Educação Infantil na perspectiva da teoria Histórico-Cultural. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade, 1(1), 1-22. Recuperado de https://www.revistashc.org/index.php/shc/article/view/27.
Grabowski, G. (2021, 6 de abril). A boiada está passando na Educação. Extra Classe. Recuperado de https://www.extraclasse.org.br/opiniao/2021/04/a-boiada-esta-passando-na-educacao/.
Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente /Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação. (2020). Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. Belo Horizonte: Gestrado/CNTE. Recuperado de https://anped.org.br/sites/default/files/images/cnte_relatorio_da_pesquisa_covid_gestrado_v02.pdf.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério EC. (2019). Censo Escolar de 2019: Sinopses estatísticas da Educação Básica. http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica.
Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014). Aprova o Plano Nacional de Educação. Brasília: Presidência da República. Recuperado de http://pne.mec.gov.br/.
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
Marx. K. (2007). Teses sobre Feuerbach. In: K. Marx, & F. Engels. A Ideologia Alemã (pp. 117-120). São Paulo: Martin Claret (Original publicado em 1932).
Medida Provisória n° 934, de 1º de abril de 2020. (2020). Brasília: Presidência da República; Secretaria Geral; Subchefia para Assuntos Jurídicos. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Mpv/mpv934.htm
Minayo, M. C. de S. (2008). O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde (11a ed.). São Paulo: Hucitec.
Ministério da Saúde. Painel Coronavírus (2021, de 22 de junho). Recuperado de https://covid.saude.gov.br/.
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. (2008). Brasília: Ministério da Educação/SEESP. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192.
Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. (2020). Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavirus -COVID-19. Brasília: Ministério da Educação. Recuperado de http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376.
Portaria n. 544, de 16 de junho de 2020 (2020). Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais [...]. Brasília: Ministério da Educação. Recuperado de http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872.
Rigon, A. J., Asbahr, F. da S., & Moretti, V. D. (2016). Sobre o processo de humanização. In: M. O. de Moura (Org.). A atividade pedagógica na teoria Histórico-Cultural (2a ed.) (pp. 15-50). Campinas: Autores Associados.
Saraiva, K., Traversini, C., & Lockmann, K. (2020). A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, 15, 1-24. Recuperado de https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289/209209213529
Sawaia, B. (2001). O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In: B. Sawaia (Org.). As artimanhas da exclusão: Análise psicossocial e ética da desigualdade social (pp. 97-118). Petrópolis: Vozes.
Silva, L. M. S. da, Pereira, F., Novello, T., & Silveira, D. da S. (2018). Relação entre a desvalorização profissional e o mal-estar docente. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, 4, 1-10. Recuperado de www:https://www.claec.org/periodicos/index.php/relacult/article/view/752/411.
Santos, B. S. (2020). A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina.
Tardif, M. (2008). Saberes docentes e formação profissional (9a ed.). Petrópolis: Vozes.
Vygotski, L. S. (1992). Obras Escogidas II. Madrid: Visor Distribuciones. (Original publicado em 1934).
Vygotski, L. S. (1996). Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1982).