Processos de transição em adolescentes com diabetes mellitus tipo 1

Procesos de transición en adolescentes con diabetes mellitus tipo 1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.32802

Palavras-chave:

Diabetes mellitus tipo 1, Sistema único de saúde, Doença crônica, Adolescentes, Desenvolvimento humano

Resumo

Objetivou-se analisar os processos de transição no curso de vida de adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 (DM1). Foram entrevistados 17 adolescentes em tratamento. A partir de uma análise de conteúdo, foi extraída a categoria: Mudanças e Transformações, constituindo-se como Corpus para análise. Percebeu-se a construção de uma nova rede de significados pelos adolescentes, sendo identificadas mudanças com repercussões nas relações sociais, na percepção de si e no curso do desenvolvimento. Os resultados apontam a importância de ouvir os adolescentes, afirmando o seu protagonismo sobre as próprias experiências, reconhecendo-os em sua autonomia e enquanto sujeitos de cultura e de conhecimento.

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Biografia do Autor

Edclécia Reino Carneiro de Morais, Universidade Federal de Pernambuco

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE - Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado / PNPD/CAPES.

Renata Lira dos Santos Aléssio, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Psicologia - Universite D'Aix-Marseille I (Université de Provence). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE.

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Publicado

2022-07-13