Formação técnica: escolha e construção do projeto profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.32657

Palavras-chave:

Escolha profissional, Formação profissional, Desenvolvimento profissional

Resumo

Esta pesquisa visou compreender a escolha profissional por cursos técnicos, a partir de uma perspectiva socioconstrucionista. Trata-se de uma investigação qualitativa, em que foi aplicado um questionário sociodemográfico a 218 estudantes de cursos técnicos do SENAI, seguido da realização de quatro grupos focais com estudantes de cursos técnicos, seus pais e professores. Os resultados indicaram que as razões para a escolha, bem como as expectativas de futuro após a conclusão do curso envolvem aspectos relacionados ao desenvolvimento vocacional e identificação com a área, à pretensão de continuar os estudos e à possibilidade de inserção e desenvolvimento profissional no mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Iúri Novaes Luna, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Psicologia (1992), mestrado em Administração (1997) e doutorado em Sociologia Política (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFSC com atuação no Curso de Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Administração, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: mudanças no trabalho e nas organizações; trabalho e subjetividade; vínculos com o trabalho e com as organizações; escolha e orientação profissional; planejamento de carreira e orientação para a aposentadoria; identidade profissional; educação, trabalho e emprego; métodos de pesquisa; práticas pedagógicas.

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Publicado

2022-07-13