Deficiência, adolescência e habilidades sociais: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.32624

Palavras-chave:

Deficiência, Adolescência, Habilidades Sociais

Resumo

O presente estudo possui como objetivo investigar a produção de estudos sobre as habilidades sociais em adolescentes com deficiência. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura. Os descritores utilizados foram: deficiência, habilidades sociais e seus correspondentes no idioma inglês, publicados entre 2015 e 2019. Após a seleção restaram 32 artigos como amostra. Identificou-se um maior número de pesquisas centradas na temática da Deficiência Intelectual e do Transtorno do Espectro Autista, e resultados positivos em relação a aquisição, manutenção e generalização de habilidades sociais por parte da população pesquisada.

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Biografia do Autor

Gerusa Ferreira Lourenço, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Terapia Ocupacional (UFSCar), especialista em Intervenção em Neuropediatria, especialista em Terapia da Mão e Reabilitação do Membro Superior, mestre e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta nível 4 no Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos e do Programa de Pós Graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, educação inclusiva, recursos de tecnologia assistiva.

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Publicado

2022-09-12