Website Instrucional para Manejo Comportamental da Dermatite Atópica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.31485

Palavras-chave:

Distúrbios da pele, Saúde infantil, Educação Terapêutica, Materiais educacionais, Treinamento de pais

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar o desenvolvimento de um website para ser utilizado como ferramenta de ensino e de orientação para pais e cuidadores de crianças com dermatite atópica (DA). O estudo foi conduzido em três etapas: a) Levantamento de informações sobre DA, b) Elaboração de roteiros para o website e c) Desenvolvimento do website. O website foi elaborado com ilustrações, gifs, textos curtos sobre a DA e orientações sobre como instruir as crianças nas situações de tratamento de modo interativo e acessível. Espera-se auxiliar cuidadores na melhora do manejo comportamental de crianças com DA na adesão ao tratamento.

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Biografia do Autor

Melissa Maria Lury Sato, Universidade Estadvual de Londrina (UEL)

Graduação em Psicologia (Bacharelado e Formação de Psicólogo) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2013) e mestrado em Análise do Comportamento pela mesma instituição (2017). Atua como Psicóloga Clínica no Centro de Psicologia e Análise do Comportamento (CEPAC) em Arapongas - PR.

Robson Zazula, Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)

Graduação em Psicologia (Bacharelado, licenciatura e formação de Psicólogo) (2004-2008), Mestrado em Análise do Comportamento (2009-2011) e Doutorado em Ciências da Saúde (2016-2019), pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil (UEL) com período de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE CAPES) na Deakin University, Austrália. Especialização em Educação de Profissionais de Saúde, pela Universidade Federal do Ceará, Brasil (UFC, 2016-2017) e Gestão Contemporânea de Pessoas, pela UEL (2009-2010). Atualmente Professor Adjunto na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Formação docente pelo Instituto FAIMER Brasil (2016-2017). Principais linhas de pesquisa e atuação: Psicologia da Saúde, Saúde Mental, Educação para profissões da Saúde.

Marcia Crisrina Caserta Gon, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado (1994) e doutorado (1999) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão Preto; (1994) e estágio pós doutoral em Análise do Comportamento pelo Paradigma - Centro de Ciência e Tecnologia Comportamental (2018). É professor Associado C do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina. É docente do Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento (PGAC/UEL) atuando na orientação de pesquisas sobre Psicologia da Saúde Infantil e Psicologia do Desenvolvimento social e emocional infantil, com ênfase nas interações iniciais.

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Publicado

2021-07-01