Atuação do Psicólogo Escolar: planejamento como estratégia para a ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.31389

Palavras-chave:

Psicologia escolar, Psicologia educacional, Promoção da saúde

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir a importância do planejamento das atividades na atuação de um psicólogo escolar. Este estudo configurou-se a partir dos registros do trabalho desenvolvido por um psicólogo em um contexto educacional. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo, e o Software Minitab 18. Os dados evidenciam a importância do planejamento na atuação do psicólogo escolar, possibilitando um olhar técnico para o campo de trabalho, e favorecendo a construção de parcerias com diferentes profissionais desse contexto, o que colabora para a construção de ações significativas e a consolidação de uma atuação crítica no ambiente educacional, saindo da esfera de atuações em situações de urgência.

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Biografia do Autor

Luziane Zacché Avellar, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento (DPSD) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3125-2174

Pedro Machado Ribeiro Neto, Centro Universitário do Espírito Santo.

Doutor em Psicologia, professor do Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, campus I e II.

Deusélio Bassini Fioresi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Doutorando em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). 

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Publicado

2022-08-21