Treinamento de Habilidades Sociais em Grupo: Uma Intervenção com Tarefas Lúdicas*

Autores

  • Fábio Henrique Baia
  • Renata Magalhães Naves
  • Raquel Cardoso Borges Rotundo
  • Kárita Donizete Rodrigues Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.24879/201100500100320

Palavras-chave:

Treino de habilidades sociais, intervenção secundária, tarefas lúdicas, seguimento de regras

Resumo

Este trabalho objetivou ampliar repertório de habilidades sociais (HS) utilizando tarefas lúdicas. Participaram 163 alunos (7 a 10 anos) de duas
escolas particulares. Realizaram-se entrevistas em que agentes educacionais e pais relataram ocorrência de comportamentos não habilidosos
socialmente. Foi utilizada observação direta para mensuração e comparação de comportamentos durante linha de base (LB) e intervenção. Os
dados da LB variam entre 55% e 70% de comportamentos não habilidosos. A intervenção consistiu no Treino de HS, utilizando discussão com os
participantes de cenas de fi lmes, além de treinos de seguimento de regras e ofi cinas para desenvolvimento de HS. Os resultados revelam aumento
da emissão de comportamentos socialmente habilidosos (75%) e redução de comportamentos não habilidosos (25%). Conclui-se que o programa
de intervenção foi bem sucedido.

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Publicado

2017-10-16

Edição

Seção

Artigos