A monstruosidade da morte:
O culto à Santa Muerte no México contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-6296.2025.v28.48544Palabras clave:
monstros; monstruosidade; México; caveira; Santa Morte.Resumen
O presente texto aborda a construção simbólica da morte e da monstruosidade no Ocidente e sua ressignificação no contexto mexicano contemporâneo, especialmente por meio do culto à Santa Morte. Argumenta que tanto o monstro quanto a morte são categorias sociais mutáveis, historicamente associadas ao medo, à alteridade e à exclusão. O culto à Santa Morte, fortalecido no século XX como expressão da religiosidade popular, se expande carregado de estigmas e preconceitos, sendo visto como herético e perigoso pelas instituições oficiais. Entretanto, a Santa esqueleto representa uma forma de resistência simbólica diante da precariedade social, violência e exclusão, oferecendo proteção e sentido espiritual a seus devotos. O texto mostra como a imagem da morte foi transformada e como a Santa Morte reumaniza e sacraliza esse fenômeno, atuando como abrigo simbólico frente ao “capitalismo gore” mexicano, onde a vida é precarizada e a violência é naturalizada.
Descargas
Citas
ALVES, Syntia, Mexicas e mexicanos: a morte como identidade cultural, in Agenda So-cial, v.9, nº2, p. 82-90, 2016.
BAKHTIN, Mikhail, A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento, São Paulo, Hucitec/ UNB, 1987
BÁEZ-JORGE, Félix, Debates en torno a lo sagrado: religión popular y hegemonía clerical en el México indígena, Veracruz, Universidad Veracruzana, México, 2011
BRAUDEL, Fernand. La historia y las ciencias sociales. Madrid, Alianza Editorial, 1970
CASTAÑEDA, José. La Santa Muerte, Protectora de los Hombres.Mexico: Instituto Nacional de Antropología e Historia, 2008.
CHESNUT, R. Andrew. Devoted to death: Santa Muerte, the skeleton saint. New York, Oxford University Press, 2012
COHEN, Jeffrey Jerome, A Cultura dos Monstros: Sete Teses, in SILVA, Tomaz Tadeu da (org.), Pedagogia dos Monstros, Belo Horizonte, Autêntica, 2000
DE LA TORRE, Renée, Religiosidades nómadas. Creencias y prácticas heterodoxas en Guadalajara, México, ciesas/Publicaciones de la Casa Chata, 2012
DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa, São Paulo, Martis Fon-tes, 2003
FOUCAULT, Michel, Os anormais, São Paulo, Martins Fontes, 2001
GRUZINSKI, Serge. A guerra das imagens: de Cristóvão Colombo a Blade Runner (1492-2019). São Paulo: Companhia das Letras, 2006
GUDRÚN JÓNSDOTTIR, Kristín, Bandoleros santificados: las devociones a Jesús Malverde y Pancho Villa, México, El Colef/El Colsan/El Colmich, 2014
HERNÁNDEZ, Alberto Hernández (coord), La Santa Muerte: espacios, cultos y devociones, San Luis Potosí: El Colegio de San Luis, 2017.
HUGO, Vitor, Do Grotesco e do Sublime – Prefácio de Cromwell, São Paulo, Pers-pectiva, 2002
HUIZINGA, johan. A imagem da morte in O outono da Idade Média. São Paulo, Co-sac Naif, 2013
ILLESCAS, Jorge Adrián Yllescas, La Santa Muerte ¿un culto en consolidación? , in La Santa Muerte : espacios, cultos y devociones / Alberto Hernández Hernández, coordina- dor. –– Tijuana : El Colegio de la Frontera Norte ; ––San Luis Potosí : El Colegio de San Luis, 2017.
KAPPLER, Claude, Monstros, Demônios e Encantamentos no Fim da Idade Mé-dia, São Paulo, Martins Fontes, 1994
LE GOFF, Jacques. O imaginário Medieval. Editorial estampa, 1994
LEIS, Héctor Ricardo. A sociedade dos vivos. Sociologias, Porto Alegre, n. 9, Jan. 2003
MALVIDO, Elsa, “Crónicas de la Buena Muerte a la Santa Muerte”, in Arqueología mexicana, vol. XIII, no. 76, noviembre-diciembre, México, 2005
___________ “El mexicano y el concepto de la muerte”, in Las caras de la muerte en el mundo, México, Inah, 1996
MATOS MOCTEZUMA, Eduardo. Muerte a filo de obsidiana, México, Asociación de Amigos del Templo Mayor, 1996. ________________ La cosmovisión de los aztecas. Disponível em: http://www.mexicodesconocido.com.mx/la-cosmovision-de-los-aztecas.html
MORANA, Mabel, El monstruo como máquina de guerra, Madrid, Iberoamericana, 2017
PARÉ, Ambroise, Monstruos y prodígios, Madrid, Siruela, 2000
PAZ, Octavio. Risa y penitencia in PAZ, Octavio & BEVERIDO, Alfonso Medellín Francisco. Magia de la risa. Mexico. SEP/ Setentas, 1971
PERDIGÓN CASTAÑEDA, Katia J., La Santa Muerte protectora de los hombres. México, Inah, 2008
PRIORE, Mary Del, Esquecidos por Deus, São Paulo, Companhia das Letras, 2000
RUBIAL GARCÍA, Antonio y Clara García, La vida religiosa en el México colonial: un acercamiento bibliográfico, México, Universidad Iberoamericana, 1991
SODRÉ, Muniz e PAIVA, Raquel, O Império do Grotesco, Rio de Janeiro, Maud, 2002
SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens. Ensaio sobre a cultura visual na Idade Média. Beuru, EDUSC, 2007
SCHMITT, Juliana. O imaginário macabro. São Paulo, Alameda. 2017
THOMSON, Rosemarie Garland. From Wonder to Error: A Genealogy of Freak Dis-course in Modernity in THOMSON, Rosemarie Garland (org.), Freakery – Cultural Spetacles of the Extraordinary Body, New York, New York University Press, 1996
TORRANO, Andrea. La inmanencia de las máquinas. Sobre las máquinas antropológica e teratológica. Espacios nueva Serie No 7, Estudios de biopolítica, UNPA - Universidad Nacional de la Patagonia Austral, 2012: 367-378
TORRANO, Andrea. El monstruo en la política. Defender la sociedad del hombre-lobo.
Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar. São Carlos, v. 3, n. 2, jul-dez. 2013, pp. 429-445.
TUCHERMAN, Ieda, Breve História do Corpo e de seus Monstros, Lisboa, Vega, 1999
VALENCIA, Sayak. This is what the worship of death looks like: Capitalismo Gore, TLCAN y máquina feminicida in iMex. México Interdisciplinario. Interdisciplinary Mexico, año 5, n°9, 2016/1
VALENCIA, Sayak. Capitalismo Gore. Barcelona. Melusina, 2010
VERNANT, Jean-Pierre. A morte nos olhos, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1988
VOVELLE, Michel. Imagens e imaginário na História. São Paulo, Ática, 1997
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos que não seguirem as normas formais de apresentação aqui especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores.
- Os artigos publicados na Numen são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos não enquadrados nas normas de apresentação especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores e autoras.
- Os artigos publicados na Numen, no que diz respeito ao conteúdo, correção lingüística e estilo, são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.

