Fronteiras entre os monstros e o grotesco, o cosmos e a morte no imaginário do apocalipse de Sofonias
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-6296.2025.v28.47394Palavras-chave:
Cultura egípcia, Apocalipse copta, Monstros grotescos, Apocalipse de Sofonias, Literatura apocalíptica.Resumo
Este artigo investiga as representações da monstruosidade e do grotesco no apocalipse de Sofonias, destacando como sua construção se alinha a motivos comuns do imaginário egípcio. Utilizando a semiótica como metodologia principal, a pesquisa analisa as figuras grotescas e os espaços liminares do texto à luz das teorias de monstros grotescos. O estudo revela que o grotesco no apocalipse de Sofonias opera por meio de imagens de corpos metamorfoseados, punições extremas e geografias caóticas, evidenciando um cosmos instável (in tempore x ex tempore) onde as fronteiras entre humano, divino e bestial se dissolvem. A presença de anjos monstruosos e cenários de purificação e condenação reforça a ideia de que a morte, nesse contexto, é um limiar de transição e julgamento. Os resultados apontam para uma profunda ressonância entre o grotesco do apocalipse de Sofonias e elementos recorrentes do imaginário egípcio, sugerindo uma fusão de referências culturais na composição do texto.
Downloads
Referências
ASSMANN, Aleida. Canon and Archive. In: ERLL, Astrid; NÜNNING, Ansgar (Ed.). Cultural Memory Studies: An International and Interdisciplinary Handbook. Berlin: Walter De Gruyter, 2008.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec; Brasília: Universidade de Brasília, 1987.
BAUCKHAM, Richard. The Fate of the Dead: Studies on the Jewish and Christian Apocalypses / by Richard Bauckham. - Leiden ; Boston ; Koln: Brill, 1998.
COHEN, Jeffrey Jerome. A cultura dos monstros: Sete teses. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Pedagogia dos monstros: Os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. São Paulo: Editora Autêntica, 2007.
COLLINS, John J. A imaginação apocalíptica: Uma introdução à literatura apocalíptica judaica / John J. Collins; (tradução Carlos Guilherme da Silva Magajewski). - São Paulo: Paulus, 2010.
COLLINS, John J. Towards the morphology of a genre in Apocalypse: The Morphology of a Genre. Edited by J. J. Collins. Semeia 14. Atlanta: Society of Biblical Literature, 1979.
DIEBNER, Bernd Jörg. Zaphanjas Apokalypsen. Gütersloh : Gütersloher Verlagshaus, 2003.
ECO, Humberto. História da feiura. Rio de Janeiro: Record, 2007.
FAULKNER, Raymond O. The Ancient Egyptian Book of the Dead. London: The British Museum Press, 2010.
HORNUNG, Erik. Das Tal der Könige. Munich: Beck, 2002.
KAYSER, Wolfgang. O grotesco. São Paulo: Perspectiva, 1986.
LANZILLOTTA, Lautaro Roig. VLIET, Jacques van der. The Apocalypse of Paul (Visio Pauli) in Sahidic Coptic. Leiden and Boston : Brill, 2023.
LÓTMAN, Iuri. Estructura del Texto Artistico. Madrid: Akal, 2011
LÓTMAN, Iuri. La semiosfera I: Semiótica de la cultura y del texto. Valencia: Frónesis, 1996.
LÓTMAN, Iuri. Universe of the Mind: A Semiotic Theory of Culture. Bloomington & Indianapolis: Indiana University Press, 2000.
MACHADO, Irene. Escola de semiótica: A experiência de Tartú-Moscou para o estudo da cultura. São Paulo: Ateliê Editorial/Fapesp, 2003.
MACUMBER, Heather. Recovering the monstrous in Revelation. Lanham : Lexington Books/Fortress Academic, 2021.
MIRANDA, A. Valtair. Para pensar sobre o fim: o que é escatologia? São Paulo: Fonte Editorial, 2024.
MIRANDA, Valtair. O caminho do cordeiro: representação e construção de identidade no apocalipse de João, São Paulo: Paulus, 2011.
NOGUEIRA, Paulo. Traduções do intraduzível: a semiótica da cultura e o estudo de textos religiosos nas bordas da semiosfera. Estudos de Religião. vol. 29, n. 1, jan.-jun. 2015, p. 102-123.
SANTOS, FRS. Lira dissonante: considerações sobre aspectos do grotesco na poesia de Bernardo Guimarães e Cruz e Sousa [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
SODRÉ, Muniz; PAIVA, Raquel. O Império do grotesco. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
SOMMER, M. "„… durch den Brunnen in den Himmel oder doch der Weg” – Relationen zwischen Diesseits und Jenseits in der Apokalypse des Zephanja". In Neutestamentliche Kosmologien. Leiden, The Netherlands: Brill | Schöningh, 2022.
SOMMER, M. Art. Apocalypse of Zephaniah, In: D. M. Gurtner / L. T. Stuckenbruck (Hg.), Encyclopedia of Second Temple Judaism, London 2019.
SOMMER, M. Roman Tombs in Alexandria and in the Egyptian Chroa: A Journey through the Afterlife of the Apocalypse of Zephaniah, In: B. Schließer u.a. (Hg.), Alexandria: Hub of the Hellenistic World (WUNT 460), Tübingen 2021, 207–228.
STEINDORFF, Georg. Die Apokalypse des Elias: Eine Unberkannte Apokalypse und bruchstücke der Sophonias-Apokalypse. Leipzig : J. C. Hinrichs'sche Buchhandlung, 1899.
TAYLOR, John H. Death and the Afterlife in Ancient Egypt. Chicago: University of Chicago Press, 2001.
VENIT, M. S. Egypt as Metaphor: Decoration and Eschatology in the Monumental Tombs of Ancient Alexandria, In: D. Robinson / A. Wilson (Hg.), Alexandria and the NorthWestern Delta (School of Archaeology), Oxford 2010.
VENIT, M. S. Monumental Tombs of Ancient Alexandria: The Theatre of the Dead, New York, 2002.
VENIT, M. S. Visualizing the Afterlife in the Tombs of Graeco-Roman Egypt, Cambridge, 2016.
WINTERMUTE, O. S. Apocalypse of Zephaniah. In: CHARLESWORTH, James H. The old Testament Pseudepigrapha. Garden City, New York : Doubleday & Company, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos que não seguirem as normas formais de apresentação aqui especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores.
- Os artigos publicados na Numen são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos não enquadrados nas normas de apresentação especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores e autoras.
- Os artigos publicados na Numen, no que diz respeito ao conteúdo, correção lingüística e estilo, são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.

