Humor é coisa séria
Crítica bufônica da religião na série “Deus segundo Laerte”
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-6296.2025.v28.48823Palabras clave:
religião, humor, Deus, Laerte Coutinho, Papa FranciscoResumen
Considerando as tirinhas e as charges de Laerte Coutinho sobre Deus como nossas fontes primárias de artesania intelectual, bem como outros autores que compõem este artigo na condição de fontes bibliográficas (secundárias) e de comentadores da temática principal, a sustentar nossas reflexões e proposições, o objetivo geral deste artigo é demonstrar que o humor é de importância decisiva na vida social e subjetiva, e, portanto, tem de ser levado a sério também pela religião, pela teologia e pelas ciências da religião – opinião proposta muitas vezes pelo Papa Francisco, que também se apresenta como uma das principais referências deste artigo. Como objetivos específicos (ou secundários), propomos: (1) a crítica da religião como uma forma de espiritualidade; (2) o riso como crítica da religião e, portanto, como uma forma de teologia da compaixão; e (3) o lugar de Deus, da religião e do humor em tempos sombrios – como os de nossa existência.
Descargas
Citas
ALVES, Rubem. O poeta, o guerreiro, o profeta. Petrópolis: Vozes, 1991/1992.
ALVES, Rubem. Os pássaros e os urubus: uma parábola herética de um bufão sobre a intolerância religiosa. In: ALVES, Rubem. Dogmatismo e tolerância. Juiz de Fora: Siano, 2023. p. 13-16.
ALVES, Rubem. Variações sobre a vida e a morte: o feitiço erótico-herético da teologia. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 1989.
BERGER, Peter L. O riso redentor: a dimensão cômica da experiência humana. Petrópolis: Vozes, 2017.
BINGEMER. O mistério e o mundo: paixão por Deus em tempos de descrença. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.
BOURGEOIS, Henri; SESBOÜÉ, Bernard; TIHON, Paul. História dos Dogmas, Tomo 3. Os sinais da salvação. São Paulo: Loyola, 2005.
CAMPOS, Breno Martins; MARIANI, Ceci Maria Costa Baptista. A graça continua: o riso como crítica da religião em “Deus segundo Laerte”. Anais do IX Congresso da ANPTECRE. Campinas: PUC-Campinas, 2023a. p. 605-611.
CAMPOS, Breno Martins; MARIANI, Ceci Maria Costa Baptista. Crítica da religião e espiritualidade da compaixão em Deus segundo Laerte. Anais do 35º Congresso da SOTER. Belo Horizonte: PUC-Minas, 2023b. p. 318-325.
CAMPOS, Breno Martins; MARIANI, Ceci Maria Costa Baptista. Peter Berger e Rubem Alves: religião como construção social entre a manutenção do mundo e a libertação. Protestantismo em Revista, São Leopoldo, v. 36, p. 3-20, jan.-abr. 2015. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2396. Acesso em: 24 abr. 2025.
CAPES. Documento de área – Área 44: Ciências da Religião e Teologia. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ciencia-religiao-teologia-pdf. Acesso em: 16 abr. 2025.
CAPPELLI, Marcio. A teologia ficcional de José Saramago: aproximações entre romance e reflexão teológica. Lisboa: Imprensa Nacional, 2019.
CAPPELLI, Marcio. O tempo dentro das vozes. Rio de Janeiro: 7Letras, 2025.
CASTRO, Ruy. O bom humor de Francisco: enxergar o ridículo permite distinguir o grave, o não ridículo, como o de Milei, Trump e Bolsonaro. Folha de S. Paulo, 23 abr. 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2025/04/o-bom-humor-de-francisco.shtml. Acesso em: 24 abr. 2025.
COX, Harvey. A festa dos foliões: um ensaio teológico sobre festividade e fantasia. Petrópolis: Vozes, 1974.
DUFOUR, Dany-Robert. Capitalismo, religião e espetáculo. In: MOREIRA, Alberto da Silva; LEMOS, Carolina Teles; QUADROS, Eduardo Gusmão de (Org.). A religião entre o espetáculo e a intimidade. Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2014. p. 11-27.
EM ENCONTRO com humoristas, papa diz que fazer piada com Deus não é blasfêmia: entre os artistas que visitaram o pontífice estavam Jimmy Fallon, Whoopi Goldberg e o brasileiro Fabio Porchat. Folha de S. Paulo, 14 jun. 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2024/06/papa-francisco-faz-piada-ao-receber-humoristas-de-varios-paises-no-vaticano.shtml. Acesso em: 24 abr. 2025.
FONTES franciscanas e clarianas. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2023.
FRANCISCO. Deus é jovem: uma conversa com Thomas Leoncini. São Paulo: Planeta, 2018a.
FRANCISCO. Esperança: a autobiografia, com Carlo Musso. São Paulo: Fontanar, 2025.
FRANCISCO. Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate: sobre a chamada à santidade no mundo atual. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 19 mar. 2018b. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20180319_gaudete-et-exsultate.html. Acesso em: 24 abr. 2025.
FREI BETTO. Brincando nos campos do Senhor. In: LAERTE. Deus segundo Laerte. São Paulo: Olho d’Água, 2000. p. 5.
ÍNDIGO. In: LAERTE. Deus 3: a missão. São Paulo: Olhad’Ágia, 2003. p. 3.
KOŁAKOVSKI, Leszek. El hombre sin alternativa. Madrid: Alianza Editorial, 1970.
LAERTE. A noite dos Palhaços Mudos. São Paulo: Conrad, 2023.
LAERTE. Deus 2: a graça continua. São Paulo: Olho d’Água, 2002.
LAERTE. Deus 3: a missão. São Paulo: Olhad’Ágia, 2003.
LAERTE. Deus segundo Laerte. São Paulo: Olho d’Água, 2000.
LAERTE. Manual do Minotauro. São Paulo: Quadrinhos na Cia, 2021.
METZ, Johan Baptist. Mística de olhos abertos. São Paulo: Paulus, 2013.
PAULO VI. Constituição Dogmática Dei Verbum: sobre a Revelação Divina. Roma, 18 nov. 1965. Disponível em: https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651118_dei-verbum_po.html. Acesso em: 3 maio 2025.
QUEIRUGA, Andrés Torres. A revelação de Deus na realização humana. São Paulo: Paulus, 1995.
QUEIRUGA, Andrés Torres. Do terror de Isaac ao Abba de Jesus: por uma nova imagem de Deus. São Paulo: Paulinas, 2001.
QUEIRUGA, Andrés Torres. Um Deus para hoje. São Paulo: Paulus, 1998.
SARAMAGO, José. O fator Deus. Folha de S. Paulo, 19 set. 2001. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u29519.shtml. Acesso em: 24 abr. 2025.
SCHILLEBEECKX, Edward. História humana: revelação de Deus. São Paulo: Paulus, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos que não seguirem as normas formais de apresentação aqui especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores.
- Os artigos publicados na Numen são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos não enquadrados nas normas de apresentação especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores e autoras.
- Os artigos publicados na Numen, no que diz respeito ao conteúdo, correção lingüística e estilo, são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.

