Rādhā
a Deusa do amor e o centro devocional do Vaiṣṇavismo bengali
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-6296.2024.v27.43609Palabras clave:
Hinduismo, Vaishnavismo, Bhakti, Radharani, KrishnaResumen
Neste artigo, apresento o culto à Deusa Rādhārāṇī como algo proeminente no Vaiṣṇavismo Gauḍīya, a partir dos tratados do século XV sobre bhakti-yoga, o teísmo devocional hindu. Antes desta literatura de bhakti, Rādhārāṇī já era mencionada em livros sagrados do Vaiṣṇavismo hindu e já possuía um culto na linha Vaiṣṇava do mestre Nimbārka Ācārya. Porém, o seu papel como Divindade Suprema ficaria mais evidente após este período chamado de Renascimento de Bhakti, com algumas outras escolas filosóficas enfatizando Rādhā como a Realidade Última. Apresentaremos um histórico do culto e uma análise sobre os principais aspectos atribuídos a Rādhārāṇī, apresentada como a epítome de todo o amor possível por Deus e tida como a própria manifestação pessoal do amor divino, Deusa Suprema e primordial. Teremos como base principal os textos sagrados da tradição e comentários de teólogos, mestres e estudiosos.
Descargas
Citas
BHAGAVATA-PURANA – Texto em sânscrito e tradução em inglês de PRABHUPADA, 1995.
CARVALHO, Romero Bittencourt e. Dharma e Libertação. Correlações entre o conceito de Dharma na Teologia Vaiṣṇava Gauḍīya e Libertação na Teologia Latino-americana. Dissertação de mestrado apresentada na PUC-MG, sob orientação do Dr. Roberlei Panasiewicz. Belo Horizonte, 2020.
CHARI, S. M. The philosophy of the Bhagavad gita: A Study based on the evaluation of the commentaries of Śankara, Ramanuja and Madhva. Foreword by M.Srivatsankacharya. Nova Delhi: Munshiram Manoharlal Publishers, 2005.
DUARTE, Rogério. O Gitagovinda de Jayadeva. A cantiga do Negro Amor. Salvador, RDG, 2011.
FLOOD, Gavin. Uma introdução ao Hinduísmo. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2014.
KERR, Ana Carolina; CARVALHO, Romero Bittencourt e. O fenômeno místico do sankīrtana enquanto singularidade da experiência religiosa de bhakti-yoga. Sacrilegens, [S. l.], v. 18, n. 2, p. p. 83–107, 2022. DOI: 10.34019/2237-6151.2021.v18.36071. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/36071. Acesso em: 19 out. 2023.
KNAPP, Stephen. O coração do Hinduísmo: o caminho oriental para a liberdade, o autoconhecimento e a iluminação. Pindamonhangaba: Coletivo Editorial, 2019.
KRIPAL, Jeffrey J. (1998). "Review of Devī: Goddesses of India". Journal of the American Academy of Religion. 66 (1): 176–179.
MAHAPRABHU, Caitanya. Sri Sri Siksastaka. São Paulo: Sankirtana Books, 2012.
MAHAPRABHU, Harivansa. Sri Hit Charasi. 84 songs of Sri Harivansh Mahaprabhu. Tradução para o inglês de Charles White e Rupert Snell. Disponível em https://sriharivansh.wordpress.com/sri-hit-chaurasi-84-songs-of-sri-harivansh-mahaprabhu/. Acesso em: 21 jan. 2024.
MAHARAJA, Narayana Goswami. Pinnacle of devotion. Kolkota: Gaudiya Vedanta Publications, 2009.
ROSEN, Steven J. Essential Hinduism. Westport: Prager Publishers, 2006.
PANNIKAR, Raimon. Espiritualidad hindu: Sanatana dharma. Barcelona: Kairós, 2005.
PAUWELS, Heidi R.M. The Goddess as role model. Sita and Radha in scripture and on screen. Oxford: Oxford University Press, 2008.
PRABHUPADA, A.C. Bhaktivedanta Swami. Srimad Bhagavatam. 19 Volumes, São Paulo: Bhaktivedanta Book Trust, 1995.
SRI CAITANYA-CARITAMRTA – Texto em bengali com tradução para o inglês de PRABHUPADA, 1987.
SWAMI, Chandramukha. Quem é a mocinha que está com Krishna? Teresópolis: Vraja Produções, 2005.
VALERA, Lucio. Mística devocional (Bhakti) como experiência estética (Rasa): Um estudo do Bhakti-rasamrta-sindhu de Rupa Goswami. Tese de doutorado apresentada na UFJF sob a orientação do prof. Dr. Dilip Loundo. Juiz de Fora, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos que não seguirem as normas formais de apresentação aqui especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores.
- Os artigos publicados na Numen são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos não enquadrados nas normas de apresentação especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores e autoras.
- Os artigos publicados na Numen, no que diz respeito ao conteúdo, correção lingüística e estilo, são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.