O Verbo se fez cântico

a transfiguração da teologia adventista em música

Autores

  • Joêzer Mendonça PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2022.v25.39215

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise de dois diferentes repertórios musicais adventistas: as músicas publicadas em coletâneas para programas da juventude na década de 1970, e os cânticos louvor presentes nas gravações realizadas entre 2000-2020. Nossa análise toma por fundamento a noção de habitus conforme o entendimento de Bourdieu (1983; 2007) e Wacquant (2007) e propõe que as singularidades deste repertório musical resultam de processos de triagem de elementos provenientes da modernização litúrgica e musical evangélica que se devem às disposições mentais acionadas pela assimilação do princípio adventista de mordomia. Com o objetivo de demonstrar que o conceito de habitus pode explicar como os esquemas do pensamento teológico norteiam a produção musical adventista, dividimos este artigo em três seções: uma exposição da fundamentação teórica a partir da noção de habitus; uma explicação do princípio de mordomia conforme a interpretação dos teólogos adventistas, seguida da observação desse princípio na música adventista; por fim, uma avaliação dos processos de filtragem de elementos de música, letra e performance percebidos no repertório musical estudado.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

MENDONÇA, J. O Verbo se fez cântico: a transfiguração da teologia adventista em música. Numen, [S. l.], v. 25, n. 2, 2023. DOI: 10.34019/2236-6296.2022.v25.39215. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/39215. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Religião & Música