Cultura visual e religião em diálogo com intersemiótica para uma metodologia de análise interpretativa para o campo das ciências das religiões na obra “Xenogenesis” de Octavia Estelle Butler

Autores

  • Suelma Souza Moraes Universida Federal da Paraíba
  • Francisca Raquel Queiroz Alvez Rocha Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2018.v21.22133

Palavras-chave:

Intersemiótica, Religião, Cultura Visual, Distopia

Resumo

Este trabalho contribui para a abordagem da “Cultura Visual e Religião”, ao ampliar as discussões epistemológicas da linguagem no campo da área das Ciências das Religiões, a partir, do diálogo da intersemiótica, cuja hermenêutica crítica privilegia esta preocupação com o ato de narrar, as formas e modalidades dispersas do jogo de narrar, que coloca a prova a capacidade de seleção e de organização da própria linguagem, a procura de um caminho que nos conduza a compreender a identidade, características, escolhas e aproximações da Lilith negra-híbrida de Octavia Estelle Butler e sua homônima judaico-cristã, existentes na trilogia de ficção científica distópica Xenogenesis presentes na cultura visual marcada pela religião.

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Biografia do Autor

Suelma Souza Moraes, Universida Federal da Paraíba

Doutora em Ciências das Religiões pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP, Mestre em Ciências das Religiões – UMESP, Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP, profa. do curso de graduação e da Pós Graduação em Ciências das Religiões da UFPB. Líder da linha de pesquisa de Literatura e Sagrado – SACRATUM-UFPB

Francisca Raquel Queiroz Alvez Rocha, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Licenciada em Letras pela Universidade Regional do Cariri- URCA. Membro do grupo de pesquisa SACRATUM-UFPB

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Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Seção Temática: Cultura Visual e Religião

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