DAS PAIXÕES HUMANAS AO VAZIO ILUMINADOR: REFLEXÕES E APONTAMENTOS A PARTIR DO BUDISMO TÂNTRICO

Autores/as

  • Maria Lúcia Gnerre UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Rafael Parente Dias Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2017.v20.22094

Palabras clave:

Budismo, Paixão, Transmutação, Iluminação

Resumen

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise das paixões humanas aplicadas aos ensinamentos do budismo tântrico. O tantrismo busca na transmutação dos desejos e paixões um valioso suporte soteriológico, capaz de emancipar a consciência humana de todos os condicionamentos psicológicos, libertando-a dos apegos sensoriais e da instabilidade mental. A filosofia do Tantra estimula a prática meditativa com vistas a ampliar a compreensão do discípulo, bem como comprovar a natureza oscilante e vazia de todos os fenômenos, objetivando, em última análise, a aquisição da insuperável iluminação. Para corroborar com nosso posicionamento teórico, utilizaremos, neste artigo, o suporte bibliográfico de pesquisadores acadêmicos e mestres da tradição mahāyāna e vajrayāna, a fim de aprofundar os ensinamentos do tantra budista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Lúcia Gnerre, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1998), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2001) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Cumpriu estágio de Pós-Doutorado na área de Ciências da Religião na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, 2013). Tem experiência anterior de pesquisa na área de História do Brasil - com ênfase em Historiografia brasileira, roteiros de viagem e História colonial. Suas pesquisas atuais se concentram na área de história das religiões orientais ( hinduismo, budismo e taoismo) com ênfase em questões relacionadas ao Yoga. Possui também formação profissional complementar na área de yoga e reiki ( método Mikao Usui). É professora Adjunta do Departamento de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba, onde ocupa o cargo de Vice chefe do Departamento de Ciências das Religiões.

Rafael Parente Dias, Universidade Estadual de Roraima

Rafael Parente Ferreira Dias

Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Mestrado em Filosofia pela Universidade Gama Filho (2011). Atualmente é Doutorando na área de Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba. Professor assistente da Universidade Estadual de Roraima - UERR. Participa como pesquisador dos Grupos de Pesquisa: NEPTE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teorias do Estado - UERR/UFRR; EAF - Escola Amazônica de Filosofia - UERR/UFRR. Seus temas de interesse são: Filosofia Antiga, Helenismo, Mitologias comparadas, Filosofia da religião, fenomenologia da religião, pensamento oriental ( sobretudo budismo tântrico) entre outros temas relacionados.

Publicado

2018-01-30

Cómo citar

GNERRE, M. L.; DIAS, R. P. DAS PAIXÕES HUMANAS AO VAZIO ILUMINADOR: REFLEXÕES E APONTAMENTOS A PARTIR DO BUDISMO TÂNTRICO. Numen, [S. l.], v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.34019/2236-6296.2017.v20.22094. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/22094. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Seção Temática: Budismo: Da Índia ao Extremo Oriente