Eusébio de Cesaréia e o martírio como estratégia pedagógica

Authors

  • Tiago Nunes Pinheiro Uem
  • Rafael Henrique Santin UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Terezinha Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2020.v23.29089

Abstract

Eusebius of Caesarea (265-339), better known as the father of Church History because of his most famous work, Church History. The objective of our research, entitled Eusebius of Caesarea and martyrdom as a pedagogical strategy, is to analyze some episodes of martyrdom narrated in the work Church History because we believe that through this study we will have the opportunity to understand how Christianity has put itself as an educational model that sought to restore the collapsing imperial order. It is crucial to note that we follow the paths of social history that are based primarily on the contributions of the Annales school to history and historiography.

 

Keywords: History of Education; Eusebius of Caesarea; Church History; Martyrdom.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafael Henrique Santin, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Pedagogia, Mestre em Educação e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Palmas. Coordenador do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Palmas. Membro permanente do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Palmas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade (GTSEAM - CNPq/UEM). Editor de Seção da Revista Notandum (USP). Membro da equipe técnica da Revista Imagens da Educação (UEM). Realiza estudos e pesquisas nos campos da História da Educação Medieval e Filosofia da Educação Medieval com ênfase nos seguintes temas: educação e formação do mestre nas obras de Tomás de Aquino; o debate acerca do intelecto na Universidade Medieval e suas implicações educacionais; educação e civilização na Cristandade Medieval.

Terezinha Oliveira

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. É Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Diretora da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) de 2014-2018. É Editora Científica da Revista Acta Scientiarum Education e Imagens da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, especialmente em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, transformação social, história da educação na Idade Média, escolástica, filosofia da educação na Idade Média, Intelectuais e Instituições Educacionais na Idade Média e formação de professores. É filiada a ANPUH, ANPED, SBHE, SBHR e a ABREM e a Rede Latina Americana de Filosofia Medieval. Lider do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval (GTSEAM). Participa do Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) e do Instituto Jean Lauand. 

Published

2021-01-15

How to Cite

NUNES PINHEIRO, T.; HENRIQUE SANTIN, R. .; OLIVEIRA, T. Eusébio de Cesaréia e o martírio como estratégia pedagógica. Numen, [S. l.], v. 23, n. 2, 2021. DOI: 10.34019/2236-6296.2020.v23.29089. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/29089. Acesso em: 21 nov. 2024.