A teologia diante as culturas afro-indígenas: interpelações ao método teológico / Theology before African indigenous cultures: questionings to the theological method
Keywords:
teologia negra, teologia indígena, sincretismo, subjetividade.Abstract
Resumo
Reflexão sobre questões que interpelam o método teológico, suscitadas pela realidade das culturas afro-indígenas, especialmente a relação entre subjetividade e racionalidade. As realidades das culturas religiosas afro-indígenas que marcam o contexto latino-americano, se consideradas pela reflexão teológica, em postura de diálogo crítico e interpelador, possibilitam uma revisão do método teológico em diferentes aspectos. Dois deles são destacados no texto: O primeiro é o alargamento da visão sobre a realidade, sobre o ser humano e sobre o cosmo baseado na primazia da vivência comunitária em detrimento das lógicas doutrinais e formais, e também na maior ênfase na dimensão do despojamento e da autodoação em contraposição às formas cristológicas sacrificialistas; descartadas, no entanto, as muitas idealizações das referidas culturas feitas por diferentes círculos. O segundo é que as dimensões de subjetividade e as experiências lúdicas e rituais dos grupos religiosos afro-indígenas, uma vez vistas como interpelação à teologia cristã, redimensionaria o caráter fortemente racional nela presente e geraria novas sínteses entre fé e ações práticas.
Palavras chaves: Teologia negra. Teologia indígena. Sincretismo. Subjetividade.
Abstract
This is a reflection about questionings to the theological method into a dialogue, brought up by African-indigenous cultures, specially about the relationship between sujectivity and rationality. The African-indigenous religious cultures' realities marking our latin american context, if taken into account by theological reflection through a questioning and critical dialogical stance, allow for a revision of the theological method in many different aspects. We underline two of those in our essay: the first one concerns a broadening of our viewpoint about reality, about the human being and about cosmos, based in the primacy of communal living in lieu of formal and doctrinal logics, and also a greater emphasis in the divesting and self-donation in contraposition to sacrificalist Christological forms; discarding, on the other hand, many idealizations of such cultures made up by different groups. The second one is that the dimensions of subjectivity, as well as playful and ritual experiences lived by afro-indigenous religious groups, once they are viewed as aspects that challenge Christian theology, would call into question its strong rational character and generate new syntheses between faith and practical action.
Keywords: Black theology. Indigenous theology. Syncretism; Subjectivity
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