No mesmo barco?
Uma análise das perspectivas teológico-pastorais do movimento ecumênico internacional para o diálogo inter-religioso
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-6296.2023.v26.42046Palavras-chave:
diálogo inter-religioso; Conselho Mundial de Igrejas; movimento ecumênico internacional; missão protestante.Resumo
O texto apresenta resultados de pesquisa sobre perspectivas teológico-pastorais do movimento ecumênico internacional para o diálogo inter-religioso. Metodologicamente, a análise foi realizada a partir dos seguintes passos: (i) a identificação de um marco histórico, com a destacada Conferência Missionária Mundial de Edimburgo, Escócia (1910), que, embora tratasse do fortalecimento das missões cristãs protestantes, abriu horizontes para a consideração acerca da relação do cristianismo com as religiões não cristãs; (ii) uma síntese do engajamento ecumênico na promoção da paz e de relações justas entre as religiões durante as décadas do século 20, com destaque para eventos, pronunciamentos e posicionamentos teológicos do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) no tocante ao diálogo inter-religioso; (iii) descrição sumária de atividades, iniciativas e projetos ecumênicos que direta ou indiretamente favorecem o diálogo e a cooperação entre as religiões; e (iv) resumo de documentos recentes e materiais orientadores do CMI a respeito das temáticas e experiências interfés.
Downloads
Referências
AMOS, Clare. Peace-ing together Jerusalem. Genebra: WCC Publications, 2014.
ARIARAJAH, Wesley. Diálogo inter-religioso. In: LOSSKY, Nicholas et al. (eds.). Dicionário do movimento ecumênico. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 403-408.
ARIARAJAH, Wesley. Repensando a missão para os nossos dias: a propósito do centenário da Primeira Conferência Missionária Mundial (1910). São Bernardo do Campo: Editeo, 2011.
CUNHA, Magali do Nascimento; RIBEIRO, Claudio de Oliveira. O rosto ecumênico de Deus. São Paulo: Fonte Editorial, 2013.
DIAS, Zwinglio Motta. O movimento ecumênico: história e significado. Numen, Juiz de Fora, v. I., n. I, p. 127-163, 1998.
GONÇALVES, Alonso. Teologia protestante das religiões: uma proposta teológica em perspectiva latino-americana. São Paulo: Recriar, 2020.
GROSS, Eduardo. Liberalismo teológico. In: ASTE (org.). Dicionário Brasileiro de Teologia. São Paulo: ASTE, 2008, p. 571-573.
LIENEMANN-PERRIN, Christine. Missão e diálogo inter-religioso. São Leopoldo: Sinodal, 2005.
LOSSKY, Nicholas et al. (eds.). Dicionário do movimento ecumênico. Petrópolis: Vozes, 2005.
MATTOS, Paulo Ayres. A discussão ecumênica sobre evangelho e cultura: suas consequências para o diálogo inter-religioso. Revista de Educação do Cogeime, São Paulo, v. 11, n. 20, p. 9-21, jun. 2002.
MOLTMANN, Jürgen. Experiências de reflexão teológica: caminhos e formas da Teologia Cristã. São Leopoldo: Unisinos, 2004.
PLOU, Dafne Sabanes. Caminhos de unidade: itinerário ecumênico na América Latina. São Leopoldo: Sinodal/CLAI, 2002.
PUI-LAN, Kwok. Globalização, gênero e construção da paz: o futuro do diálogo interfé. São Paulo: Paulus, 2015.
RAJKUMAR, Peniel; DAYAM, Joseph Prabhakar (eds.). Many yet One? Multiple religious belonging. Genebra: WCC Publications, 2016.
RIBEIRO, Claudio de Oliveira. O princípio pluralista. São Paulo: Loyola, 2020.
RIBEIRO, Claudio de Oliveira; SOUZA, Daniel Santos. A teologia das religiões em foco: um guia para visionários. São Paulo: Paulinas, 2012.
SANTA ANA, Julio de. Ecumenismo e libertação: reflexões sobre a relação entre a unidade cristã e o Reino de Deus. Petrópolis: Vozes, 1987.
SANTA ANA, Julio de. “Diálogos inter-religiosos: dificuldades e promessas”. In: SOTER (org.). Religiões e paz mundial. São Paulo: Paulinas, 2010, p. 99-117.
TEIXEIRA, Faustino do Couto; DIAS, Zwinglio Motta. Ecumenismo e diálogo inter-religioso: a arte do possível. Aparecida: Santuário, 2008.
UCKO, Hans. Conferência Mundial sobre Religião e Paz. In: LOSSKY, Nicholas et al. (eds.). Dicionário do movimento ecumênico. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 231.
Páginas eletrônicas (últimos acessos em 29 de agosto de 2023)
http://www.koinonia.org.br/tpdigital/detalhes.asp?cod_artigo=49
https://www.oikoumene.org/sites/default/files/File/EducationforPeace_booklet_nocropsFINAL-web.pdf
https://www.oikoumene.org/sites/default/files/Document/ServingWoundedWorld.pdf
https://www.oikoumene.org/sites/default/files/Document/BrochureInterreligIntraChristianDialogue.pdf
https://www.oikoumene.org/sites/default/files/2022-01/WhoDoWeSayThatWeAre_Web.pdf
http://www.koinonia.org.br/tpdigital/pag_kn.asp?cod_boletim=25
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos que não seguirem as normas formais de apresentação aqui especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores.
- Os artigos publicados na Numen são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos não enquadrados nas normas de apresentação especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores e autoras.
- Os artigos publicados na Numen, no que diz respeito ao conteúdo, correção lingüística e estilo, são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.