DAS PAIXÕES HUMANAS AO VAZIO ILUMINADOR: REFLEXÕES E APONTAMENTOS A PARTIR DO BUDISMO TÂNTRICO

Autores

  • Maria Lúcia Gnerre UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Rafael Parente Dias Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2017.v20.22094

Palavras-chave:

Budismo, Paixão, Transmutação, Iluminação

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise das paixões humanas aplicadas aos ensinamentos do budismo tântrico. O tantrismo busca na transmutação dos desejos e paixões um valioso suporte soteriológico, capaz de emancipar a consciência humana de todos os condicionamentos psicológicos, libertando-a dos apegos sensoriais e da instabilidade mental. A filosofia do Tantra estimula a prática meditativa com vistas a ampliar a compreensão do discípulo, bem como comprovar a natureza oscilante e vazia de todos os fenômenos, objetivando, em última análise, a aquisição da insuperável iluminação. Para corroborar com nosso posicionamento teórico, utilizaremos, neste artigo, o suporte bibliográfico de pesquisadores acadêmicos e mestres da tradição mahāyāna e vajrayāna, a fim de aprofundar os ensinamentos do tantra budista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lúcia Gnerre, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1998), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2001) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Cumpriu estágio de Pós-Doutorado na área de Ciências da Religião na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, 2013). Tem experiência anterior de pesquisa na área de História do Brasil - com ênfase em Historiografia brasileira, roteiros de viagem e História colonial. Suas pesquisas atuais se concentram na área de história das religiões orientais ( hinduismo, budismo e taoismo) com ênfase em questões relacionadas ao Yoga. Possui também formação profissional complementar na área de yoga e reiki ( método Mikao Usui). É professora Adjunta do Departamento de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba, onde ocupa o cargo de Vice chefe do Departamento de Ciências das Religiões.

Rafael Parente Dias, Universidade Estadual de Roraima

Rafael Parente Ferreira Dias

Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Mestrado em Filosofia pela Universidade Gama Filho (2011). Atualmente é Doutorando na área de Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba. Professor assistente da Universidade Estadual de Roraima - UERR. Participa como pesquisador dos Grupos de Pesquisa: NEPTE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teorias do Estado - UERR/UFRR; EAF - Escola Amazônica de Filosofia - UERR/UFRR. Seus temas de interesse são: Filosofia Antiga, Helenismo, Mitologias comparadas, Filosofia da religião, fenomenologia da religião, pensamento oriental ( sobretudo budismo tântrico) entre outros temas relacionados.

Downloads

Publicado

2018-01-30

Edição

Seção

Seção Temática: Budismo: Da Índia ao Extremo Oriente