O tipo sacerdotal ascético reativo e a política do sentido: abordagem a partir de Para a genealogia da moral, de F. Nietzsche

Autores

  • Flávio Augusto Senra Ribeiro PUC Minas

Palavras-chave:

Nietzsche, tipo sacerdotal, ascetismo

Resumo

Resumo

O presente artigo apresenta a posição do filósofo Nietzsche em relação ao tipo sacerdotal asceta para além da mediação da religião. A referência principal da abordagem aqui apresentada está contida na obra Para a genealogia da moral. Nesse escrito de 1887, o sacerdote é compreendido como o mediador e impulsionador do ideal ascético segundo o qual a política de sentido para o sofrimento obrigou a produção de um mundo outro para abrigar a referência última do mundo verdadeiro e a moral tal qual a concebemos na tradição ocidental.

 

Palavras-chave: Nietzsche, tipo sacerdotal, ascetismo.

 

Abstract

This article presents the position of the philosopher Nietzsche regarding the type priestly ascetic beyond the mediation of religion. The main reference of this approach is the work of Nietzsche, The Genealogy of Morals. At this writing, 1887, the priest is understood as the mediator and also the booster of the ascetic ideal according to which the policy of meanings for the suffering forced the creation of another world to host the ultimate reference of the real world as well as moral as it is conceived in the Western tradition.

 

Keywords: Nietzsche, priestly type, policy of meanings, ascetic ideal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Augusto Senra Ribeiro, PUC Minas

Doutor em Filosofia e Mestre em Ciência da Religião

Downloads

Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos