Artigo - Arte e posicionamento estético-político em Thereza Simões e Cybèle Varela (1965-1970)

Autores/as

Palabras clave:

Thereza Simões, Cybèle Varela, Artes Visuais, Nova Figuração Brasileira

Resumen

A arte de vanguarda brasileira dos anos 1960 teve o mérito de trazer à tona o experimentalismo estético afinado a questões de natureza social, articulando a prática e o discurso em torno dos neorrealismos ao comprometimento político. Isso se deu num contexto marcado, de um lado, por importantes transformações comportamentais de caráter progressista. De outro, por radical repressão imposta pela Ditadura Civil-Militar Brasileira. Nessa conjuntura, em meados daquela década, surgiram duas jovens artistas: Thereza Simões (1941-) e Cybèle Varela (1943-). Suas obras, apesar do diálogo com os neorrealismos internacionais, agregaram a estes a especificidade política e tropicalista brasileira. Somaram, assim, ao uso de técnicas e procedimentos novos, uma crítica corajosa ao establishment opressivo da ditadura, suportada por uma sociedade de consumo incipiente no Brasil, mas poderosa o bastante para legitimar o governo autoritário e inculcar passividade e alienação nos sujeitos.

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Biografía del autor/a

Tamara Silva Chagas, Doutoranda / Universidade Federal do Espírito Santo

Tamara Silva Chagas é doutoranda em História pelo PPGHis da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), sob orientação da Profa. Dra. Almerinda da Silva Lopes. Bolsista CAPES. Mestra em Artes e bacharela em Artes Plásticas pela mesma instituição. Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Vila Velha. Autora do livro Frederico Morais: a crítica de arte e seus desdobramentos, publicado pela Edufes (2019). Coorganizadora de "Representações do feminino na Antiguidade e no Medievo" (Milfontes, 2022) e de "Vozes femininas, lutas feministas: olhares sobre a produção de artistas mulheres latino-americanas (séculos XX e XXI)" (Edufes, 2023). 

Publicado

2025-07-28

Número

Sección

DOSSIÊ – Fazer roupa: práticas que produzem a moda